Guia Gessulli
Influenza aviária

Vietnã relata primeiro surto de gripe aviária H5N8

Testes foram conduzidos depois que cerca de 200 galinhas foram encontradas mortas na fazenda no mês passado

Redação com informações de Reuters
02-Jul-2021 09:26

O Vietnã confirmou na sexta-feira seu primeiro surto de gripe aviária H5N8 em uma granja na província de Quang Ninh, no norte do país.

Amostras da fazenda na província de Ha Long City testaram positivo para o vírus um dia antes, disse o Ministério da Agricultura em um comunicado à imprensa.

Os testes foram conduzidos depois que cerca de 200 galinhas foram encontradas mortas na fazenda no mês passado.

“O H5N8 não apenas mata aves, mas também infecta humanos sem deixar sintomas”, disse o chefe do departamento de saúde animal da província, Tran Xuan Dong.

As autoridades tomaram medidas para evitar que a doença se espalhe ainda mais, disse, sem dar mais detalhes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na semana passada que o risco de disseminação da cepa H5N8 da gripe aviária entre humanos parece baixo, depois que sete pessoas na Rússia contataram o vírus, mas eram assintomáticas.

Surtos de H5N8 foram relatados no ano passado em aves domésticas ou selvagens na Grã-Bretanha, Bulgária, República Tcheca, Egito, Alemanha, Hungria, Iraque, Japão, Cazaquistão, Holanda, Polônia, Romênia e Rússia, de acordo com a OMS.