Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Importação

Vietnã: uma potência na importação de alimentos

O Vietnã passou a importar milho como ingrediente alimentar para apoiar o nível de produção de carne, que aumentou quase 30% na última década

Vietnã: uma potência na importação de alimentos

O Vietnã é uma economia emergente no sudeste da Ásia que experimentou rápido crescimento e desenvolvimento nas últimas décadas. Como tem acontecido historicamente em muitos países, o crescimento do consumo de proteína de origem animal acompanhou o desenvolvimento econômico. O Vietnã passou a importar milho como ingrediente alimentar para apoiar o nível de produção de carne, que aumentou quase 30% na última década. O Vietnã é de longe o maior importador de milho do Sudeste Asiático e o USDA prevê que será o quinto maior importador global em 2021/22. Embora a carne suína tenha sido principalmente a carne de escolha do povo vietnamita, o consumo de carne de frango e bovina também cresceu.

A produção diminui, as importações aumentam

Outros

A produção de milho do Vietnã começou a aumentar na década de 1980 e manteve essa tendência geral ao longo de 2015. No entanto, atingiu um ponto de inflexão em 2015/16, pois as importações excederam a produção pela primeira vez desde a década de 1970. A produção de milho estagnou e começou a diminuir à medida que os produtores domésticos estavam cada vez menos capazes de competir com o milho importado em custo e qualidade, o que os desencorajou de expandir a área de milho. Os suprimentos na Argentina e no Brasil tornaram-se mais abundantes e geralmente comercializados a um preço inferior ao do milho americano. Esses dois países forneceram a maioria das importações de milho do Vietnã de 2013/14 até o presente. Apesar da incidência de 2019 da peste suína africana (PSA) no Vietnã, os importadores pareceram relativamente pouco intimidados, uma vez que as importações de milho continuaram inabaláveis – safrinha no Brasil. Plantado após a colheita da soja, o safrinha é o milho da segunda safra do Brasil e geralmente é colhido entre junho e agosto.

Em geral, o milho americano tem sido menos competitivo do que o milho sul-americano devido ao preço. O Vietnã importou o maior volume de milho dos EUA na campanha de 2018/19, quando a produção de milho na Argentina e no Brasil foi negativamente afetada pela seca. No entanto, as importações de milho dos EUA foram limitadas em outros anos. No final de agosto de 2021, em conjunto com uma visita do vice-presidente Kamala Harris, o Vietnã anunciou uma redução de tarifas sobre o milho, o que poderia melhorar a competitividade dos EUA. Embora os Estados Unidos sejam, na melhor das hipóteses, um fornecedor residual de milho para o Vietnã, as exportações americanas de grãos secos de destilaria com solúveis (DDGS) aumentaram durante a última década. O Vietnã é agora um dos principais importadores dessa commodity dos Estados Unidos, usando DDGS como ingrediente de ração com alto teor de proteína e energia.

Outros

Em quase todos os anos da última década, os Estados Unidos capturaram quase todo o volume das exportações globais de DDGS para o Vietnã. Devido à sua infraestrutura de produção de etanol bem desenvolvida, os Estados Unidos são o maior exportador mundial dessa commodity e geralmente enfrentam muito pouca concorrência. As exportações dos EUA de DDGS para o Vietnã em 2020 totalizaram quase 1,3 milhão de toneladas, avaliadas em mais de US $ 275 milhões. A inclusão de DDGS nas rações é bem tolerada em muitas espécies animais, incluindo aquelas criadas no Vietnã.

Outros

Outros

Como resultado das importações abundantes, a ração de milho do Vietnã e o uso residual continuaram a aumentar, triplicando no período de 10 anos. O milho constitui a maior parte da alimentação de grãos e do uso residual, eclipsando amplamente o trigo e a cevada. Refletindo esse nível mais alto de uso de ração, uma tendência semelhante pode ser vista na produção de carne. Embora a produção geral de carne tenha caído em 2019 devido ao impacto da PSA na produção de carne suína, a produção de carne de frango e bovina cresceu durante o período. A produção total das três carnes deve exceder o nível de 2018 no ano atual. O aumento do consumo de carne per capita, apoiado por maiores importações desde a incidência de PSA, indica que a demanda por proteína animal continua crescendo.

Outros

Outros

Sem surpresa, a maior parte da produção de aquicultura ocorre perto dos deltas dos rios Mekong e Vermelho. O Delta do Rio Vermelho fica ao norte, perto de Hanói. O Delta do Rio Mekong fica ao sul, a sudoeste da cidade de Ho Chi Minh. No entanto, o último é de longe o mais produtivo dos dois rios. Aproximadamente 70% dos peixes da aquicultura do Vietnã e 80% do camarão da aquicultura são produzidos ao redor da região do Delta do Rio Mekong, que abrange 13 províncias no extremo sul do país. O bagre vietnamita é um componente importante da produção aquícola, conhecido como swai ou basaquando importado nos Estados Unidos. De acordo com o relatório da FAS / Hanói de números da Associação de Exportadores e Produtores de Frutos do Mar do Vietnã, as exportações de bagre em 2020 totalizaram US $ 1,5 bilhão, abaixo do ano anterior devido aos impactos do COVID-19 nos mercados de exportação. Dados oficiais da alfândega indicam que as exportações totais de todos os produtos pesqueiros em 2020 foram de US $ 8,4 bilhões, tornando as exportações de bagre um contribuinte substancial para os valores de aqüicultura e exportação da pesca.

Outros

Outros

O Escritório Geral de Estatísticas do Vietnã também fornece números de animais vivos em 1º de outubro: Nordeste, Noroeste e Delta do Rio Vermelho. Como a região com o maior número de porcos, o Delta do Rio Vermelho foi atingido de forma particularmente dura pela PSA, com o rebanho da região diminuindo 42 por cento em 2019. A resposta do setor avícola ao declínio no número de suínos pode ser vista claramente em 2019, conforme bem: após vários anos de crescimento percentual de um dígito em aves vivas, houve um aumento de 18% em comparação com o tamanho do rebanho de 2018. A recuperação do rebanho suíno e o choque positivo no tamanho do rebanho devem continuar sustentando a demanda por ração no Vietnã.

Milho e DDGS, entre outras commodities agrícolas, são ingredientes comuns em rações para animais terrestres. O que são alimentados com bagres de criação? Uma revisão de 2016 da ração para aquicultura na Ásia indicou que os ingredientes da ração usados no Vietnã incluem farinha de soja, farelo de arroz e farinha de peixe. 2 Um ensaio de alimentação de 2009 patrocinado pelo Conselho de Grãos dos EUA mostrou que DDGS também pode ser adicionado prontamente às dietas de bagres vietnamitas, 3 demonstrando que ele poderia substituir em quantidades limitadas por outras fontes de proteína. Os alimentos para aquicultura comercial nos Estados Unidos incluem milho como ingrediente. Embora as espécies de bagres sejam diferentes entre os Estados Unidos e o Vietnã, o crescimento dos alimentos para bagres pode representar uma demanda adicional por milho no Vietnã. Além da recuperação da produção de suínos e da expansão da produção de carne bovina e de aves, a crescente indústria de aqüicultura do Vietnã oferece mais oportunidades para exportadores de milho e DDGS como ingredientes para rações.