Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Vírus desconhecido mata 420 mil frangos

Doença atinge duas províncias e ameaça espalhar-se pelo norte do Vietnã.

Redação AI 07/01/2004 – 06h30 – Pelo menos 420 mil frangos morreram no Norte do Vietnã nos últimos 15 dias por causa de uma doença desconhecida provocada por um vírus não identificado que ameaça se estender às províncias vizinhas, informaram fontes oficiais.

A maioria dos frangos – cerca de 320 mil – morreu na província de Long An, enquanto os outros 100 mil em Tien Giang, ambas vizinhas a cidade de Ho Chi Minh.

Porta-vozes da Saúde garantiram que longe de diminiur, a epidemia está matando mais frangos nas duas províncias e que já causou prejuízos avaliados em US$ 1,5 milhão.

Se desconhece a origem da doença. As análises das aves mostram que morreram por uma congestão sanguínea causada por um vírus desconhecido.

Nguyen Viet Nga, do Departamento de Veterinária de Tieng Giang, disse que os corpos dos frangos tinham uma cor vermelha nos olhos e seus fígados apresentavam um estado de rápida decomposição.

“Podem ter-se infectado por comida, água ou ar. Tentamos colocar em quarentena os contaminados e dar vitamina C para melhorar seu sistema imunológico”, disse Nga.

Por enquanto, não foram registrados casos de intoxicação entre os moradores da região, apesar de alguns donos das aves terem tentado vendê-las nas províncias vizinhas.