Vírus H5N8 chega a Hungria a atinge 53,5 mil perús
O vírus, de alta patogenicidade, é o mesmo encontrado na Polônia e na Eslováquia
Após os relatos de Influenza Aviária na Polônia e na Eslováquia na última semana, um relatório divulgado ontem pela Organização Mundial para Saúde Animal, mostra que o vírus de alta patogenicidade, do sorotipo H5N8 chegou a Hungria.
De acordo com a OIE, o surto foi detectado em uma granja no condado de Komarom-Esztergom. O caso foi confirmado ontem pelo governo local e levou ao abate sanitário de 53,5 mil perús. Segundo o Ministério da Agricultura do país, o plantel afetado é de perus com 13 semanas de engorda. A fonte ou origem da infecção ainda é desconhecida, conforme a OIE, mas o relatório aponta que a possível fonte de infecção dos perus é o contato indireto com aves selvagens.
As medidas de biosseguridade já estão sendo tomadas, como o abate sanitário dos animais, controle de transporte dentro da zona infectada, Vigilância e descarte oficial de carcaças, subprodutos e resíduos.
Surtos nos países vizinhos
No início de janeiro o Instituto Nacional de Pesquisa Veterianária da Polônia anunciou que, em 31 de dezembro de 2019, foram confirmados três casos de influenza aviária de alta patogenicidade em fazendas comerciais de perus na província de Lublin, no sudeste da Polônia.
Na última sexta-feira (03/01), o país confirmou um quarto caso de de influenza aviária de alta patogenicidade, desta vez em uma fazenda de postura na vila de TopolaOsiedle, no município de Przygodzice, província de Wielkopolskie, no oeste da Polônia.
No último dia 10 foi a vez da Eslováquia reportar um surto de Influenza Aviária no município de Zbehy situado no distrito de Nitra. De acordo com o relatório divulgado pela organização, o vírus reportado é de alta patogenicidade do sorotipo H5N8, mesmo sorotipo identificado nos surtos da Polônia.
Assuntos do Momento

Presidente da Aurora fala sobre expansão da produção avícola, exportações e perspectivas para 2021
Neivor Canton irá explicar o projeto de crescimento da avicultura da cooperativa em 20%, destacando ainda a expectativa de ampliar os embarques de frango e carne suína para a China em live às 10 horas no canal TV Gessulli

Fornecimento de ovos diminui na Polônia com crise da influenza aviária na UE
Cerca de 5 milhões de aves já foram abatidas na Polônia, o maior produtor de aves da União Europeia, mostraram os dados da inspetoria veterinária local.

Katayama Alimentos investirá R$ 15 milhões em 2021
A indústria avícola teve incremento de 40% em seu faturamento de 2020 e anuncia para este ano um aumento do plantel de aves e aposta nas exportações para Ásia e Oriente Médio

Produtora de carne de frango São Salvador Alimentos protocola pedido de IPO
Fundada há mais de quarenta anos, a empresa tem uma capacidade diária de abate de aproximadamente 520 mil aves e vende para mais de 23 mil clientes por mês no Brasil e em 38 países

Cobb destaca importância dos ângulos de viragem para melhor eclodibilidade e qualidade do pintinho
Por Scott Jordan, especialista em Incubação e Serviços Técnicos da Cobb-Vantress

VBP do agro atinge R$ 1 tri em 2021; avicultura crescerá 22,5%
A estimativa do Ministério da Agricultura indica que o Valor Bruto da Produção na pecuária crescerá 5,1% neste ano, puxado por setores como frango, carne bovina e leite