Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

Vírus H5N8 chega a Hungria a atinge 53,5 mil perús

O vírus, de alta patogenicidade, é o mesmo encontrado na Polônia e na Eslováquia

Após os relatos de Influenza Aviária na Polônia e na Eslováquia na última semana, um relatório divulgado ontem pela Organização Mundial para Saúde Animal, mostra que o vírus de alta patogenicidade, do sorotipo H5N8 chegou a Hungria. 

De acordo com a OIE, o surto foi detectado em uma granja no condado de Komarom-Esztergom. O caso foi confirmado ontem pelo governo local e levou ao abate sanitário de 53,5 mil perús. Segundo o Ministério da Agricultura do país, o plantel afetado é de perus com 13 semanas de engorda. A fonte ou origem da infecção ainda é desconhecida, conforme a OIE, mas o relatório aponta que a possível fonte de infecção dos perus é o contato indireto com aves selvagens.

As medidas de biosseguridade já estão sendo tomadas, como o abate sanitário dos animais, controle de transporte dentro da zona infectada, Vigilância e descarte oficial de carcaças, subprodutos e resíduos.

Surtos nos países vizinhos

No início de janeiro o Instituto Nacional de Pesquisa Veterianária da Polônia anunciou que, em 31 de dezembro de 2019, foram confirmados três casos de influenza aviária de alta patogenicidade em fazendas comerciais de perus na província de Lublin, no sudeste da Polônia.

Na última sexta-feira (03/01), o país confirmou um quarto caso de de influenza aviária de alta patogenicidade, desta vez em uma fazenda de postura na vila de TopolaOsiedle, no município de Przygodzice, província de Wielkopolskie, no oeste da Polônia.

No último dia 10 foi a vez da Eslováquia reportar um surto de Influenza Aviária no município de Zbehy situado no distrito de Nitra. De acordo com o relatório divulgado pela organização, o vírus reportado é de alta patogenicidade do sorotipo H5N8, mesmo sorotipo identificado nos surtos da Polônia.