Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Vítimas fatais

Tailândia confirma mais uma morte por gripe aviária. Número de vítimas da doença já chega a 30.

Redação AI 29/09/2004 – As autoridades tailandesas confirmaram nesta terça, dia 28, o mais recente caso de morte da gripe aviária: uma mulher de 26 anos cuja filha morreu com sintomas da doença. Com este novo caso, o número de mortes causadas pela gripe do frango subiu para 30 desde o reaparecimento do vírus, em dezembro de 2003, sendo 10 na Tailândia e 20 no Vietnã.

A mulher morreu em 20 de setembro, dias depois de sua filha de 11 anos ter perdido a vida em um hospital após de ter tido contato com frangos infectados com o vírus H5N1 e com sintomas de estar contaminada pela epizootia.

O corpo da criança foi incinerado imediatamente, e as autoridades sanitárias não puderam fazer os testes para verificar se a menina estava realmente infectada pela versão humana no vírus.

A confirmação deste último caso mortal abre o debate sobre a possível mutação do vírus e sua transmissão de humano para humano, já que se desconhece como a mulher pôde contrair a gripe aviária sem ter tido contato direto com os animais infectados.