Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Você conhece a avicultura do Pará?

A atividade é a segunda maior da agropecuária no Estado, alojando cerca de 3,8 milhões de aves de corte por mês.

Redação AI 21/10/2002 – A avicultura ocupa posição de destaque no cenário produtivo no Estado do Pará. “Embora não acompanhe o índice de crescimento de outras regiões do Brasil, a avicultura paraense está em incremento crescente. Aqui, grande parte da produção de frangos de corte é realizada no sistema de integração, que vem crescendo a cada ano”, diz Mário Lucena, zootecnista e proprietário da empresa Slave Representações. Segundo ele, a avicultura é a segunda maior atividade do setor agropecuário do Pará.

O segmento de avicultura de corte paraense tem hoje capacidade de alojamento mensal de 3,8 milhões de aves, em aproximadamente 300 granjas. Já  o segmento de postura comercial abriga um plantel em torno de 600 mil aves, distribuídas em aproximadamente 30 granjas.

De acordo com Lucena, a marca regional de maior destaque é a Frango Americano, produzida pelo Grupo Y. Watanabe, em moderno parque industrial localizado em Santa Izabel do Pará. Outras marcas produzidas no Estado são a Frango Selleto, de Santarém; a Frango Modelo, de Altamira; e a Frango Sólon, de Benevides.

Ainda de acordo com o zootecnista, o Estado não abriga nenhuma empresa de genética ou produtora de equipamentos, nutrição e medicamentos para aves. “As empresas de equipamentos que atuam de forma efetiva no Estado estão aqui por meio de representantes e distribuidores”, explica Lucena. “O mesmo acontece com os laboratórios e as empresas de nutrição animal. Certamente que o empresário que desejar se instalar no Estado do Pará receberá todo o apoio necessário, quer seja dos municípios ou dos órgãos estaduais”.


Saiba mais sobre a avicultura paraense na edição especial sobre as Regiões da Avicultura Brasileira, da revista Avicultura Industrial.