Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Você sabia?

<p>Que a carne de frango tem propriedades semelhantes às da carne de vaca? O frango tem duas vantagens: é um alimento de digestão mais fácil e, além disso, é muito mais econômico.</p>

Redação (14/02/07)

CARNE DE FRANGO

O frango é a mais comum das aves utilizadas na culinária. Mas o que chamamos genericamente de frango pode ser classificado em quatro tipos, conforme o tamanho e a idade do animal. E é importante saber disso, pois o sabor da carne e o modo de prepará-la variam de acordo com essa classificação.

CARNE DE CODORNA

As codornas selvagens são consideradas aves de caça, e é proibido matá-las. As que se encontram à venda no comércio são aves domésticas, menores que as selvagens, porém de carne mais saborosa.

A carne de codorna é parecida com a das outras aves. Contém pouca gordura, sendo por isso de fácil digestão e ideal para dietas de emagrecimento.

CARNE DE PATO

O pato se diferencia bastante das outras aves porque tem as pernas e o pescoço curtos, o corpo mais alongado e o bico chato. Em média, ele pesa cerca de 2,5 kg. É a ave que tem maior quantidade de gordura e, proporcionalmente, supera até mesmo outros animais também considerados muito gordurosos, como o carneiro. Em geral, os patos são abatidos quando têm de 10 a 12 semanas. A partir daí sua carne começa a ficar dura e perder o sabor, precisando de cuidados especiais durante o preparo para se tornar macia e saborosa.

Rica em proteínas, a carne do pato é boa para a formação e restauração das células, assim como para o crescimento e desenvolvimento do organismo.

Também oferece uma boa quantidade de vitamina B e sais minerais, como o ferro, importante na formação do sangue, e o fósforo, muito bom para o cérebro e para os sistemas nervoso e muscular.
Sendo muito rica em gorduras, sua digestão é muito demorada.