Webinar sobre One Health acontece nesta sexta-feira; veja como se inscrever
Evento conta com profissionais do Mapa, da Anvisa e da Unifesp e tem o patrocínio da Agroceres PIC
O conceito de One Health (ou Saúde Única) tem sido cada vez mais debatido com o surgimento de emergências sanitárias que abalam o mundo. O uso racional de antimicrobianos está ligado a isso, devido aos diversos casos de bactérias resistentes aos antibióticos que surgem anualmente e que ameaçam a saúde global. Essa discussão deve ser central no webinar One Health – Uso Racional de Antimicrobianos e a Sustentabilidade da Saúde Global, promovido pela Gessulli Agribusiness, realizadora da AveSui – América Latina, com patrocínio da Agroceres PIC. O evento é gratuito e acontece no dia 23 de outubro, às 10h. Para se inscrever, basta acessar o link https://www.avesui.com/online/webinars.
A iniciativa tem a coordenação e moderação de Juliana Ribas, gestora de Boas Práticas de Produção e Bem-Estar Animal da Agroceres PIC. Segundo ela, “a forte conexão entre a saúde humana, animal e sua relação com o ambiente tem se tornado cada vez mais importante para a sustentabilidade dos sistemas produtivos”. Nesse sentido, acrescenta Ribas, o uso racional de antibióticos tem relação direta com a Saúde Única, uma vez que o mau uso desse tipo de medicamento, em humanos e animais, é apontado como a principal causa da resistência bacteriana. “Precisamos mudar a forma como prescrevemos e usamos os antibióticos”, diz.
Para debater essa temática, Juliana convidou profissionais que atuam justamente nas áreas de saúde humana e saúde animal. É o caso de Suzana Bresslau, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que vai trazer um panorama completo com todas as ações que o Mapa tem feito em relação ao uso racional de antimicrobianos e à promoção da Saúde Única.
Em outro momento, Mara Rúbia Gonçalves, da Anvisa, falará sobre o tema sob a perspectiva da saúde humana. “Ou seja, vamos abordar o que tem sido feito pela esfera da saúde humana para resguardar o conceito de Saúde Única e fomentar o uso racional de antibióticos”, comenta Juliana Ribas.
Outra palestra será da professora Ana Cristina Gales, da Universidade Federal de São Paulo, que vai apresentar os resultados de pesquisas sobre a prevalência da resistência de antimicrobianos em trabalhadores da área de avicultura. “O principal objetivo é aprofundar as discussões e trazer um cenário completo, com o que há de mais atual, sobre esses dois temas”, afirma a coordenadora do webinar.
“A Saúde Única é um tema que vem ganhando projeção e importância por conta da emergência e/ou reemergência de zoonoses. Para se ter uma ideia, no último século, 75% das doenças humanas emergentes ou reemergentes relatadas são zoonoses, isto é, doenças infecciosas capazes de serem naturalmente transmitidas entre animais e seres humanos”, explica Juliana Ribas, a respeito da importância desse tipo de discussão.
Assuntos do Momento

Fornecimento de ovos diminui na Polônia com crise da influenza aviária na UE
Cerca de 5 milhões de aves já foram abatidas na Polônia, o maior produtor de aves da União Europeia, mostraram os dados da inspetoria veterinária local.

Cobb destaca importância dos ângulos de viragem para melhor eclodibilidade e qualidade do pintinho
Por Scott Jordan, especialista em Incubação e Serviços Técnicos da Cobb-Vantress

Katayama Alimentos investirá R$ 15 milhões em 2021
A indústria avícola teve incremento de 40% em seu faturamento de 2020 e anuncia para este ano um aumento do plantel de aves e aposta nas exportações para Ásia e Oriente Médio

VBP do agro atinge R$ 1 tri em 2021; avicultura crescerá 22,5%
A estimativa do Ministério da Agricultura indica que o Valor Bruto da Produção na pecuária crescerá 5,1% neste ano, puxado por setores como frango, carne bovina e leite

Preço médio dos ovos em fevereiro é o maior da série
As cotações elevadas estão atreladas à menor oferta, principalmente de ovos maiores, uma vez que o setor intensificou os descartes das poedeiras mais velhas.

Avicultura de MT renova seguro contra influenza aviária e doença de newcastle
Ao todo 300 milhões de aves para corte e 10,5 milhões de aves de postura foram asseguradas contra eventuais ocorrências das duas doenças