NULL

Webinar sobre One Health acontece amanhã; veja como se inscrever

Evento conta com profissionais do Mapa, da Anvisa e da Unifesp e tem o patrocínio da Agroceres PIC

Webinar sobre One Health acontece amanhã; veja como se inscrever

O conceito de One Health (ou Saúde Única) tem sido cada vez mais debatido com o surgimento de emergências sanitárias que abalam o mundo. O uso racional de antimicrobianos está ligado a isso, devido aos diversos casos de bactérias resistentes aos antibióticos que surgem anualmente e que ameaçam a saúde global. Essa discussão deve ser central no webinar One Health – Uso Racional de Antimicrobianos e a Sustentabilidade da Saúde Global, promovido pela Gessulli Agribusiness, realizadora da AveSui – América Latina, com patrocínio da Agroceres PIC. O evento é gratuito e acontece no dia 23 de outubro, às 10h. Para se inscrever, basta acessar o link https://www.avesui.com/online/webinars.

A iniciativa tem a coordenação e moderação de Juliana Ribas, gestora de Boas Práticas de Produção e Bem-Estar Animal da Agroceres PIC. Segundo ela, “a forte conexão entre a saúde humana, animal e sua relação com o ambiente tem se tornado cada vez mais importante para a sustentabilidade dos sistemas produtivos”. Nesse sentido, acrescenta Ribas, o uso racional de antibióticos tem relação direta com a Saúde Única, uma vez que o mau uso desse tipo de medicamento, em humanos e animais, é apontado como a principal causa da resistência bacteriana. “Precisamos mudar a forma como prescrevemos e usamos os antibióticos”, diz.

Para debater essa temática, Juliana convidou profissionais que atuam justamente nas áreas de saúde humana e saúde animal. É o caso de Suzana Bresslau, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que vai trazer um panorama completo com todas as ações que o Mapa tem feito em relação ao uso racional de antimicrobianos e à promoção da Saúde Única.

Em outro momento, Mara Rúbia Gonçalves, da Anvisa, falará sobre o tema sob a perspectiva da saúde humana. “Ou seja, vamos abordar o que tem sido feito pela esfera da saúde humana para resguardar o conceito de Saúde Única e fomentar o uso racional de antibióticos”, comenta Juliana Ribas.

Outra palestra será da professora Ana Cristina Gales, da Universidade Federal de São Paulo, que vai apresentar os resultados de pesquisas sobre a prevalência da resistência de antimicrobianos em trabalhadores da área de avicultura. “O principal objetivo é aprofundar as discussões e trazer um cenário completo, com o que há de mais atual, sobre esses dois temas”, afirma a coordenadora do webinar.

“A Saúde Única é um tema que vem ganhando projeção e importância por conta da emergência e/ou reemergência de zoonoses. Para se ter uma ideia, no último século, 75% das doenças humanas emergentes ou reemergentes relatadas são zoonoses, isto é, doenças infecciosas capazes de serem naturalmente transmitidas entre animais e seres humanos”, explica Juliana Ribas, a respeito da importância desse tipo de discussão.