Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

XX Congresso: Brasil sedia um dos maiores Congressos

<p>Depois de 24 anos, o Brasil repetiu o seu papel de anfitrião do maior evento político e científico da avicultura latino-americana e desta vez em proporções gigantescas: 2.931 congressistas inscritos.</p>

XX Congresso Latino-Americano de Avicultura teve 2.931 inscritos e várias homenagens às personalidades da avicultura

Já faz 24 anos que a cidade brasileira de Balneário Camboriu, no Estado de Santa Catarina (SC), sediou o VIII Congresso Latino-Americano de Avicultura (veja abaixo). Naquela época, em 1983, o número de congressistas chegou a 1500. Um número bem mais tímido se comparado ao recorde registrado na mais recente edição do evento, realizada novamente no Brasil, em Porto Alegre (RS). O XX Congresso Latino-Americano de Avicultura reuniu entre os dias 25 e 28 de setembro, no Centro de Eventos da Fiergs, 2.931 congressistas de toda a América Latina. A estimativa inicial da organização do evento era a participação de 2.500 pessoas inscritas. “Este Congresso superou todas as expectativas que tínhamos em relação ao público e ao sucesso das palestras”, diz Ariel Antonio Mendes, presidente do Comitê Científico do XX Congresso. “Também na exposição tivemos participação recorde: foram 213 estandes e 22.965 visitantes durante os quatro dias do evento”. Para o presidente do Comitê de Organização do Congresso, Heitor Müller, a profissionalização e a especialização do público e dos conferencistas foram o destaque desta edição. “Dois terços dos palestrantes deste XX Congresso eram estrangeiros e o público pulverizado de 43 países, que veio em busca das mais recentes novidades da avicultura”.

 

As apresentações e os debates científicos foram realizados em cinco salas simultâneas e sempre lotadas

Maior que o gigantismo do evento é a mensagem que ele deixou para a avicultura da América Latina, de acordo com Ariel Mendes. “Este XX Congresso destacou temas emergentes que precisam ser trabalhados pelo setor avícola latino-americano como a questão do bem-estar animal e do meio ambiente”, alerta Mendes. “Precisamos acompanhar adequadamente estas questões para não sermos penalizados lá na frente. Não basta sermos competitivos na produção se não acompanharmos as tendências emergentes da avicultura”, conclui.

Veja a seguir, um pouco dos principais temas discutidos e dos eventos paralelos realizados no XX Congresso Latino-Americano de Avicultura.

 

O Congresso de 1983

O VIII Congresso Latino-Americano de Avicultura teve uma excelente repercussão para o setor na época de sua realização, em 1983, na cidade de Camboriu (SC). Segundo Afonso Back, então presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA) e presidente honorário da Associação Latino-Americana de Avicultura (ALA) – Back assumiu o cargo em nome de Lauriston von Schmidt, eleito para a presidência na ALA naquela ocasião, mas que pediu afastamento do cargo -, o VIII Congresso contou com a participação de 1500 inscritos e teve a presença maciça de autoridades do governo como o presidente da República (na época, o general João Figueiredo), quatro ministros, governadores e vice-governadores e prefeitos da região. “Isto é histórico para a avicultura brasileira. Foi a primeira vê que tivemos a presença de tantas autoridades em um congresso”, declara Back.