Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

XX Congresso: Consumo de ovos deve aumentar, diz especialista holandês

<p>Piet Simons, secretário da associação que reúne os segmentos avícolas da Holanda, informou que o consumo mundial de ovos vai aumentar nos próximos anos.</p>

Ele analisou a produção global e o comércio internacional de ovos e produtos de ovos no último dia do Congresso. O crescimento da população mundial, a produção de aves mais baratas e mais saudáveis e a maior procura por fast food são indicativos que embasam sua projeção. Ele também citou o aumento na produção de ovos destinados para áreas da medicina.

Hoje, 40% da produção de ovos têm origem nos países em desenvolvimento e apenas 20% nascem nos países desenvolvidos. A produção mundial atual é de 59,2 milhões de toneladas de ovos, com a liderança cabendo à China – 24,348 milhões de toneladas -, ou 41,1% de participação. O segundo lugar é dos Estados Unidos, com 5,3 milhões de toneladas ( 9%), seguido da Índia, com 2,492 milhões (4,2%) e Japão, 2,465 (4,2%).

Mas, segundo Simons, o setor enfrentará um problema sério, em especial na Europa: o custo de produção dos ovos, atualmente em 70 centavos de Euro. De 2004 a 2012, o aumento projetado por Simons será de 10% a 12%. “As diferenças de custos facilitarão as importações, já que as tarifas de importações deverão baixar”, informou.

Em relação às barreiras globais para o mercado de aves, o especialista citou as altas tarifas sobre as rações, que precisam baixar; os acordos bilaterais, que dependem de muitas e longas negociações; e pautas envolvendo sanidade animal, doenças, bem-estar e – algo que centralizará muitos debates – a transgenia. “Os produtos transgênicos terão papel importante nos acordos a serem firmados no futuro”, alertou.