Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

XX Congresso: Meio ambiente e a produção avícola

<p>Tratamento da água e compostagem de carcaça de aves foram os pontos destacados pelo palestrante.</p>

Eduardo Villas Boas Scarpa falou sobre a importância das questões ambientais  junto à produção avícola

“As granjas precisam encontrar o ponto de equilíbrio entre a produção em escala industrial ou automatizada e o meio ambiente. Respeitar essa descoberta indicará o caminho seguro para as empresas se prepararem melhor para os novos desafios do setor avícola”.

O recado foi dado pelo veterinário Eduardo Villas Boas Scarpa, responsável técnico e gerente da Granja Mantigueira, de Minas Gerais. Scarpa disse que a instalação de sistemas de tratamento de esgoto e de água hoje faz parte da reengenharia da granja. Também apontou a compostagem de carcaças de aves como uma alternativa benéfica à preservação do meio ambiente. “Entre os benefícios desta prática estão a diminuição da incidência de moscas e do odor, a rápida decomposição das carcaças e a venda de esterco como adubo”, enumerou.


O gerente ainda reforçou que os processos de preservação ambiental adotados pelas granjas devem seguir um rígido programa de sanidade animal. “É preciso adotar o eticamente aceitável e o economicamente viável”, citou. “A atividade de produção de ovos deixou de ser uma simples granja para se transformar em uma indústria de ovos”.