Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

XX Congresso: Reunião do IPC

<p>O encontro pôs em discussão assuntos como segurança alimentar e de bem-estar animal e os desafios da avicultura industrial para cumprir tais recomendações na produção de carne e ovos.</p>

A entidade que representa os principais países exportadores de frango também se reuniu em Porto Alegre, no XX Congresso

Membros do International Poultry Council (IPC), entidade que representa os países exportadores de carne de frango, reuniram-se durante o XX Congresso Latino para discutir formas de desenvolvimento e de ampliação do comércio internacional de produtos avícolas. Mediado por Christian Lohbauer, diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frangos (Abef) – e que também responde pela presidência da associação -, o encontro contou com a participação do presidente do IPC, o americano James Sumner, e o dinamarquês Tage Lysgaard.

Os dois apresentaram as mais recentes propostas da União Européia para as questões de segurança alimentar e de bem-estar animal e os desafios da avicultura industrial para cumprir tais recomendações na produção de carne e ovos. Segundo Lysgaard, a carne de frango representa cerca de 30% da produção total de carnes no mundo. “Não é a indústria que cria as regras e as políticas para a produção e comercialização de carne. É o próprio sistema que as colocam em prática”, explica. O especialista dinamarquês disse que cabe a órgãos internacionais como a OIE criar regras sobre a produção e a comercialização de produtos de origem animal porque são regras baseadas em pesquisas e resultados científicos. “Os governos, na minha opinião, não devem se envolver em criação de regras porque só levam em conta os seus interesses políticos”.

O IPC é uma entidade criada há dois anos e conta com uma sede burocrática em Paris, na França, e outra administrativa nos Estados Unidos. É formada por seis países membros: Estados Unidos, Brasil, União Européia, México e os recém integrados China e Egito. Sua principal função é a de representar os países exportadores de frango em discussões técnicas e políticas do setor para se chegar a um acordo comum. “O IPC é hoje uma entidade de relações públicas da indústria avícola internacional”, resume Christian Lohbauer, da Abef.