Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

XX Congresso: Salón de la Fama 2007

<p>Três personalidades integram o Salón de La Fama 2007: um venezuelano, um panamenho e um brasileiro.</p>

Epifanio Orestes Alvarez (Venezuela) e Amir Nilipour (Panamá) são os mais novos membros do Salón de La Fama da Avicultura Latino-Americana

O brasileiro Walter Fontana Filho, presidente da Sadia; o venezuelano Epifanio Orestes Alvarez, presidente e proprietário da Granja Alconca; e o iraniano naturalizado panamenho Amir Nilipour, do Grupo Melo, são os mais novos membros do Salón de la Fama da Avicultura Latino-Americana.

Os nomes foram divulgados pelo editor da americana Watt Publishing, Chris Wrigth, empresa que criou o Salão, na noite de 25 de setembro, durante a cerimônia de abertura do XX Congresso Latino-Americano de Avicultura.

Walter Fontana Filho foi o único homenageado que não compareceu ao evento para receber a placa que o consagra como membro do Salão. O Salón de la Fama foi instituído em 1987 para identificar e destacar as personalidades que dedicaram suas vidas para o desenvolvimento da avicultura latino-americana. Hoje, 53 pessoas fazem parte deste seleto grupo, sendo 9 brasileiros. A seleção de novos membros é feita à base dos fundamentos criados pelos organizadores do Salão. A cada dois anos, junto às edições do Congresso Latino-Americano, são indicados, no máximo, cinco novos nomes.

Os brasileiros que hoje fazem parte do Salón de La Fama da Avicultura Latinoamericana são:

Flávio Brandalise (X Congresso – Argentina – 1987)

José Marias Lamas da Silva – in memoriam – (X Congresso – Argentina- 1987)

Mário Fontana (XI Congresso – Costa Rica – 1989)

Alfredo Júlio Rezende (XII Congresso – Equador – 1991)

Haroldo V. Vasconcelos (XIV Congresso – Chile – 1995)

Donaldo C. Marques – in memoriam – (XV Congresso – México – 1997)

Oswaldo Gessulli – in memoriam – (XVII Congresso – Guatemala – 2001)

Zoé Silveira d´Avila (XVIII Congresso – Bolívia – 2003)

Walter Fontana Filho (XX Congresso – Brasil – 2007)

Oswaldo Gessulli

Jornalista do setor agropecuário, fundador e editor da revista Avicultura Industrial, Oswaldo Gessulli assumiu a responsabilidade das edições em 1958 e até 1999 publicou 492 números. Faleceu em agosto do mesmo ano, aos 78 anos de idade.

Dessa forma, contribuiu com a divulgação de informações aos profissionais da avicultura e com a integração de todo o meio avícola brasileiro e latino-americano.

Nos anos 1960 e 1970, fez pessoalmente todas as entrevistas e fotos publicadas na revista. Isso fez com que Oswaldo Gessulli se tornasse conhecido por todo o mercado avícola brasileiro. Teve a iniciativa de organizar as primeiras palestras técnicas do setor, que se transformaram em seminários e logo passaram a congressos internacionais e feiras de negócios como a FLAIAS, realizada em São Paulo e precursora da AveSui América Latina.

Paralelamente, Oswaldo Gessulli nunca deixou de participar das edições do Congresso Latino-Americano de Avicultura. Viajou por quase todo o globo e sempre dizia a seguinte frase: “Eu só conheço os países que trabalham com a avicultura”.