Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Zootecnia de precisão: a forma inteligente de produzir

No dia 25 de abril de 2017, Florianópolis (SC) recebe o II Congresso de Zootecnia de Precisão, com o tema “A engenharia a favor da produção animal”

Zootecnia de precisão: a forma inteligente de produzir

Zootecnia de Precisão

A Zootecnia de Precisão pode ser definida como a gestão da produção animal que se baseia nos princípios e na tecnologia da Engenharia de Processos, sendo o principal meio através do qual ocorrerá a utilização de sensores ‘inteligentes’. Para difundir a discussão sobre as vertentes desse processo de tecnologia no sistema produtivo, o Instituto Oswaldo Gessulli (IOG) irá realizar no dia 25 de abril de 2017, no CentroSul, em Florianópolis (SC), o II Congresso de Zootecnia de Precisão –  A engenharia a favor da produção animal.

AveSuiBaseando – se no monitoramento automático e contínuo dos animais e dos processos físicos relacionados, a zootecnia de precisão trata a produção animal como um conjunto de processos interligados, onde os animais são monitorados continuamente, assim como todos os processos envolvidos em sua criação, de forma em que a tomada de decisão e o controle sejam feitos 24h ao dia.  “A fazenda inteligente já é uma realidade, agregando valor ao produto, auxiliando o manejo, a nutrição, a sanidade e garantindo o bem estar dos animais e consequentemente a qualidade do produto final”, salienta a Prof. Dra. Ibiara C. L. Almeida Paz, da Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (UNESP).

Prof. Dra. Ibiara, juntamente com Prof. Dra. Fabiana Ribeiro Caldara da Universidade Federal da Grande Dourados – Faculdade de Ciências Agrárias, irá coordenar o Congresso que reunirá renomados palestrantes nacionais e internacionais atendendo aos interesses de empresas, entidades do setor e estudantes, não só do Brasil mas de todo o mundo. “Nossa expectativa é que este Congresso traga luz a alguns pontos importantes no que tange a Zootecnia de Precisão, demonstrando sua importância para melhorias na produção e bem-estar animal”, ressalta Ibiara.

Palestras

Entre os temas confirmados, a Prof. Dra. Marcella Guarino, da Universidade de Milão, irá abordar “A zootecnia de precisão de frangos de corte, os resultados do projeto EU – Precision Livestock Farming Europeia”.  “Zootecnia de Precisão acessível a todos”, será elucidada pela Professora da Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências Agronômicas, Dra. Silvia Regina Lucas de Souza.

Para falar sobre a “Zootecnia de precisão como ferramenta para melhora no bem-estar animal”, o Congresso convida o professor da USP – Pirassununga,  Dr. Adroaldo José Zanella. “Sistemas integrados de nutrição de precisão para aves e suínos: Estimando exigências nutricionais em tempo real” é o tema escolhido pelo professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – UNESP Jaboticabal, Dr. Luciano Hauschild.

Mais amplo e com maior visibilidade, o evento reunirá temas importantes para zootecnistas e profissionais do setor de aves, suínos e leite  destacando o desenvolvimento das “fazendas inteligentes” como um investimento promissor para a produção. “Este congresso será muito importante para divulgação de novas tecnologias e formas de aplicação, permitindo que a Zootecnia de precisão seja aplicada no setor com maior eficiência e abrangência”, finaliza a coordenadora.

Serviço
II Congresso de Zootecnia de Precisão
Data: 25 de abril de 2017
Local: CentroSul  – Florianópolis (SC)
Site: www.zootecniaprecisao.com.br