Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Avícola

A qualidade da água de bebida para codornas - Parte I - por Roberto Bordin

Com a evolução dos sistemas de fornecimento de água na coturnicultura, a qualidade deste importante nutriente biológico para as codornas teve um expressivo aumento de qualidade.

A qualidade da água de bebida para codornas - Parte I - por Roberto Bordin

Introdução:

Com a evolução dos sistemas de fornecimento de água na coturnicultura, tanto para tubulações fechadas como para os sistemas abertos, a qualidade deste importante nutriente biológico para as codornas teve um expressivo, mas relativo, aumento de qualidade. O risco de doenças que possam ser transmitidas pela água foi reduzido, mas não desapareceu por completo. Um ambiente melhorado para qualidade de água permite que os microorganismos também se favoreçam desta melhoria, principalmente em ambientes onde o controle microbiano preventivo é realizado de forma mediana e incorreta. Um adequado sistema de limpeza e desinfecção, bem como uma correta manutenção da pressão de infecção das superfícies tubulares garante uma redução ainda maior da contaminação da água fornecida às aves.

A análise da eficiência do processo de higienização da superfície tubular bem como da qualidade de água deveriam ser padrões obrigatórios em qualquer sistema produtivo. A freqüência destes processos é muito variável, pois é extremamente dependente da qualidade obtida pelas análises solicitadas. Métodos rápidos de análise microbiana podem ser utilizados, desde que padronizados, para análise da contaminação da superfície tubular bem como da qualidade da água. Exames padronizados da qualidade da água fornecida aos animais são obtidos de forma regular e com fácil acesso pelos produtores. 

A contaminação natural da água:

Tanto as tubulações, bem como a água fornecida podem ser agentes contaminantes. Um fator que apresenta pouca relevância nos ambientes produtivos de codornas é a higienização das tubulações. Minerais e estruturas biológicas aderidos a estas paredes das tubulações podem se tornar fontes de contaminação da água que por muitas vezes não são avaliados em um exame de qualidade microbiológica. Tanto as características microbiológicas e as físico-químicas desta água, podem ser fatores de contaminação, bem como meio para o desenvolvimento de microorganismos. 

O que é bom para a qualidade da água pode ser bom para os microorganismos:

A água de maneira geral pode ser considerada um meio de administração de substâncias importantes para as aves, tais como antibióticos, suplementos nutricionais vitamínicos ou minerais. Esta possibilidade se baseia no fundamento biológico do consumo maior de água em comparação à ração. Muitos destes elementos podem apresentar efeitos impactantes sobre o sistema de limpeza dos ductos de fornecimento de água, pois podem apresentar situações positivas para o desenvolvimento de microorganismos, por exemplo, aditivos favorecem o metabolismo microbiano, acidificantes que reduzem o pH para a faixa de 5 ou 6 favorecem o aparecimento de microrganismos patogênicos. Fungos podem aparecer em função da redução da carga microbiana via tratamento antimicrobiano. De forma geral o favorecimento das condições microbianas para as aves podem favorecer muitos microorganismos de forma indireta ou mesmo direta nas tubulações. 

A contaminação existe em que nível:

Nos dias atuais a consideração apenas de uma amostra de água fornecida para os animais não é suficiente para se determinar uma avaliação correta da condição microbiana desta água. Não só amostras de no mínimo 3 pontos da linha de fornecimento de água, bem como a introdução de “swabes” na própria linha devem ser considerados para o melhor entendimento desta carga microbiana. Garantir a qualidade do abastecimento de água é condição importante para ajustar melhorias na produtividade das codornas. “Swabes” de detecção rápida de carga microbiana são excelentes mecanismos de diagnósticos para esta avaliação. 

Na parte II deste artigo vamos analisar as formas e os produtos de desinfecção e citar uma forma rápida de avaliação bem como de limpeza e desinfecção das unidades fornecedoras de água para as codornas de corte e as de postura.

Prof. Dr. Roberto de Andrade Bordin – DMV – FATEC, Faculdade de Tecnologia – Mogi das Cruzes

Elias de Assis Gois – Engenheiro Agrônomo – Grupo TECNAL.

[email protected]