Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui 2013

AveSui: Novo instituto vai preservar memória da suinocultura e avicultura

Feira será palco para lançamento do Instituto Oswaldo Gessulli, que mantém um extenso acervo de publicações da área e que pretende estimular o agronegócio.

Um resgate histórico da suinocultura e avicultura brasileiros. Esse é um dos principais objetivos no Instituto Oswaldo Gessulli, que será lançado durante as atividades da AveSui 2013, realizada entre os dias 14 e 16 de maio, no Centrosul, em Florianópolis. Por meio de consultas pela internet, a entidade permitirá o acesso a um vasto e centenário acervo de publicações totalmente digitalizado, entre eles exemplares da influente revista Chácaras & Quintaes, que originou as também revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial. São mais de 100 anos de publicações ininterruptas. Entre 1909 e 1969 como Chácaras & Quintaes, que a partir de 1970, agregou Avicultura Industrial em sua nomenclatura por dois anos. Em 1972, adotou apenas o título Avicultura Industrial que vigora até hoje. Em 1977, Suinocultura Industrial surgiu como suplemento de Avicultura Industrial, até 1979, quando tornou-se uma publicação independente.

O acervo completo das publicações ficará disponível on-line através de uma ferramenta moderna e interativa, que será apresentada muito em breve ao grande público. “A semente da entidade brotou neste acervo. A Gessulli Agribusiness sempre teve vontade de compartilhar todo este conteúdo e história. Através do Instituto Oswaldo Gessulli, será possível transformar este antigo desejo em realidade”, destaca a diretora da feira, Andrea Gessulli. A revista Chácaras & Quintaes ganhou influência por divulgar informações técnicas e científicas do mundo rural brasileiro, além de pensar os rumos tomados pela ocupação agrária e pelas políticas econômicas frente ao setor.

A partir deste acervo histórico, o Instituto Oswaldo Gessulli promoverá também o incentivo à pesquisa, a cultura e ao desenvolvimento do agronegócio brasileiro, com inúmeras ações a serem criadas. Entre elas, estão a publicação de livros, a promoção de cursos, o planejamento de viagens internacionais. O objetivo é resgatar a história do setor agrícola e pecuário brasileiro e discutir o seu futuro. “O instituto não se restringe apenas a uma biblioteca virtual, mas sim a uma entidade em prol da informação e do desenvolvimento do agronegócio, uma plataforma de estímulo ao setor”, explica Andrea Gessulli.

Outra iniciativa já desenvolvida é a realização do I Prêmio Científico Oswaldo Gessulli, que acontece durante a AveSui 2013. Mais de 60 trabalhos científicos de graduandos, graduados e pós-graduados serão expostos durante o evento e concorrerão ao prêmio em quatro categorias (Nutrição, Manejo, Ambiência e Sanidade). A avaliação dos trabalhos será feita por uma comissão formada por professores e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/Laboratório Lamic, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) – Unicamp e da Embrapa Suínos e Aves. O autor do melhor trabalho ganhará um tablet. Os demais serão publicados nas revistas editadas pela Gessulli Agribusiness.

O nome do instituto é um reconhecimento ao jornalista Oswaldo Gessulli, um dos principais nomes da história da comunicação rural no Brasil. Apaixonado pela suinocultura e pela avicultura, Oswaldo foi um dos pioneiros nestas áreas, e contribuiu para a construção da história dos setores e para o reconhecimento da imprensa e da publicidade especializada em agricultura.

Feira terá a presença de mais 150 empresas

A AveSui 2013 será realizada no estado que é o berço da suinocultura e da avicultura no País, e terá uma extensa programação técnica e também de negócios. A feira de negócios contará com a presença de 150 empresas nacionais e internacionais, além de centenas de produtos e serviços que estão em contato direto com um público que vem de todo o país e do exterior. Já confirmaram presença grupos e comitivas de 14 países, entre eles Estados Unidos, China, Alemanha, Argentina, Holanda, África do Sul, Nigéria, Peru e Angola.

Espaço de discussão sobre temas relacionados ao agronegócio e às cadeias de aves, suínos, biomassa e bioenergia, o Painel Conjuntural de Mercado abrirá oficialmente o XII Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos da AveSui 2013 e terá como mote “os desafios para um agronegócio competitivo”. Realizado no dia 14 de maio, este painel traz especialistas renomados que discutirão as principais tendências e desafios que envolvem o atual cenário agrícola brasileiro e mundial.

A AveSui é realizada em conjunto com a Feira Biomassa e Bioenergia e AveSui Reciclagem Animal, que vão trazer mostrar a eficácia da união entre o setor agrícola e o de energias renováveis com casos práticos de integração entre a cadeia de proteínas, geração de energia e proteção ao meio ambiente.

Conheça um pouco mais sobre Oswaldo Gessulli: Nascido em Ribeirão Preto (SP), Oswaldo Gessulli foi um dos pioneiros do jornalismo voltado ao campo, ajudando a contar a história do agronegócio brasileiro por meio de reportagens, artigos e revistas. Em 30 anos de carreira, Oswaldo tornou-se admirado e respeitado por todo o setor.
Em 2001, entrou para o seleto time das personalidades de destaque da avicultura latino-americana. Recebeu a homenagem Salón de la Fama de la Avicultura Latinoamericana, concedia pela editora americana Watt publishing, desde 1987. É a mais importante distinção aos grandes nomes da avicultura internacional, entregue durante as edições bianuais do Congresso Latinoamericano de Avicultura.
Oswaldo Gessulli trabalhou pelo agronegócio brasileiro até 1999, quando escreveu suas últimas linhas. O “velho Gessulli”, como era carinhosamente conhecido, faleceu aos 75 anos, deixando a redação para entrar na história.

Serviço:

AveSui 2013

Realizada em conjunto com:
Feira Biomassa & Bioenergia
XII Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos
II Painel de Biomassa & Bioenergia e II Painel de Reciclagem Animal

Data: 14 a 16 de maio de 2013
Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis
Av. Gustavo Richard, s/n – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
E-mail: [email protected]
Site: www.avesui.com
Organização: Gessulli Agribusiness
Tel. (11) 2118-3133 / www.gessulli.com.br