Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Campylobacter e salmonela em frangos

Reino Unido divulga resultados de pesquisa: 65% das amostras de carne de frango estão contaminadas com campylobacter.

Campylobacter e salmonela em frangos

A Agência de Controle Alimentar (FSA, sigla em inglês) publicou os resultados de testes de campylobacter e salmonela em frangos vendidos no Reino Unido.

A pesquisa mostrou que a campylobacter esteve presente em 65% das amostras de carne de frango testadas. Já a salmonela foi encontrada em 6% das amostras.

O diretor da Agência de Controle Alimentar disse: “Os baixos níveis de salmonela são encorajadores, mas é decepcionante constatar que os níveis de campylobacter permanecem elevados. É óbvio que alguma coisa precisa ser feita para baixar esses níveis e precisamos trabalhar diretamente com os produtores de frango e varejistas para que isso aconteça. Outros países, como a Nova Zelândia e a Dinamarca estão conseguindo fazê-lo, o Reino Unido precisa seguir esse progresso”.

Como parte do trabalho de segurança alimentar, a Agência está organizando uma Conferência Internacional sobre campylobacter para o próximo ano, onde várias alternativas para evitar a doença serão discutidas

A infecão alimentar por campylobacter é a mais comum. É responsável por 55.000 casos de doença por ano no Reino Unido, e, portanto, a Agência quer combatê-la para reduzir o nível de pessoas contaminadas por alimentos.

A bactéria pode ser encontrada na carne, no leite não pasteurizado e água não tratada, porém, os testes revelaram que o frango é o maior transmissor da doença;

A FSA salienta que, apesar da campylobacter estar presente em uma proporção significativa de carne de frango vendida no Reino Unido, o cozimento correto do produto pode eliminar a bactéria e evitar o risco de doenças.

O teste foi realizado entre maio de 2007 e setembro de 2008 em 3.274 amostras de carne de frango frescas vendidas no varejo.

* Tradução Avicultura Industrial