Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Crédito Rural

58 empréstimos são negados devido ao desmatamento ilegal

Os Estados com maior reprovação de financiamentos até agora foram Tocantins, Pará e Rondônia

58 empréstimos são negados devido ao desmatamento ilegal

Pouco mais de um mês após firmar parceria com o MapBiomas – plataforma que monitora em tempo real todos os biomas brasileiros com satélites de alta resolução, gerando alertas e laudos de desmatamentos -, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já negou 58 pedidos de empréstimos a imóveis rurais com desmatamento ilegal em 14 Estados, que totalizam 948 hectares.

De acordo com um comunicado do banco, as solicitações de crédito totalizaram R$ 24,8 milhões. Até o momento, os estados com maior taxa de reprovação para o financiamento foram Tocantins, Pará e Rondônia.

Como resultado da parceria, os dados do MapBiomas foram incorporados automaticamente à plataforma operacional do BNDES, permitindo que a instituição financeira monitore até mesmo indícios de desmatamento em propriedades que já receberam financiamento rural.

Desde fevereiro, só podem ser aprovados pelo banco financiamentos de crédito rural destinados a imóveis em que não sejam identificados indícios de desmatamento ilegal. O proprietário que tiver o pedido negado tem o direito de contestar o bloqueio e apresentar documento que comprove a regularidade da remoção da vegetação de sua propriedade, conforme a nota do BNDES.