Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Grãos

77% da área de soja do Paraná foi colhida e 63% da área de milho verão; plantio da safrinha alcança 93%

As condições das lavouras pioraram na última semana: as que estão em boa situação agora representam 90% do total, ante 92% antes; e aquelas em condição média correspondem a 10% da área - ante 8% na semana anterior

77% da área de soja do Paraná foi colhida e 63% da área de milho verão; plantio da safrinha alcança 93%

De acordo com o boletim semanal do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Agricultura estadual e divulgado hoje, a colheita da soja da safra 2022/23 no Paraná progrediu em 17 pontos percentuais na última semana, chegando a 77% da área cultivada no Estado.

No entanto, houve uma piora nas condições das plantações, com a porcentagem de lavouras em boa situação agora representando 90% do total, em comparação com os 92% da semana anterior. As lavouras em condição média agora correspondem a 10% da área, ante 8% na semana anterior. Com relação às fases de desenvolvimento das plantações, 8% estão em frutificação, em comparação com 19% uma semana atrás, enquanto 92% estão em maturação, em comparação com 80%.

A colheita de milho primeira safra progrediu 9 pontos porcentuais na semana, chegando a 63% das lavouras cultivadas no Estado. As condições das plantações não mudaram: 83% se encontram em boa situação, 16% em média e 1% estão ruins. As fases das plantações agora são as seguintes: frutificação 9% (ante 13% há uma semana) e maturação 91% (contra 87%).

Quanto à segunda safra de milho 2022/23, o plantio avançou 16 pontos porcentuais na semana passada, para 93% da área prevista no Estado. Em relação às condições das lavouras de milho safrinha, ficaram praticamente estáveis, com 98% em boa condição (ante 99% da semana anterior) e 2% em situação média (ante 1% anteriormente). Além disso, 23% estão em fase de germinação, 74% em desenvolvimento vegetativo e 3% em floração.