Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

210 mil toneladas de trigo são leiloadas

Medida garantiu a venda do grão pelo preço mínimo fixado pelo governo. Ao todo, 315 mil toneladas foram ofertadas ontem (12/11).

210 mil toneladas de trigo são leiloadas

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apoiou a comercialização de 210,9 mil toneladas de trigo, do total de 315 mil toneladas ofertadas, ontem (12/11), com leilões de Prêmio de Escoamento do Produto (PEP). A medida garantiu a venda do grão pelo preço mínimo fixado pelo governo e seu deslocamento para regiões deficitárias, beneficiando produtores rurais da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Com esse leilão, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o volume total do trigo vendido por meio dos leilões de PEP, ocorridos desde o início da safra, atinge 591 mil toneladas, do total de 812 mil toneladas ofertadas. Até o final do ano, leilões de PEP de trigo serão realizados semanalmente.

Prêmio para Escoamento de Produtos (PEP) – O governo paga o prêmio ao comprador que garanta ao produtor o preço mínimo e que encaminhe o produto para uma região pré-determinada, de acordo com as necessidades de abastecimento do País. Com esse mecanismo, o governo pode conduzir a política complementar para abastecimento de regiões com déficit e melhorar a distribuição dos produtos agrícolas, sem a necessidade de comprá-los.