Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Água Potável

113 países são considerados inseguros em relação à água, veja o infográfico

Recente Relatório Global de Segurança Hídrica da Universidade das Nações Unidas avaliou a segurança hídrica de diferentes países ao redor do mundo

113 países são considerados inseguros em relação à água, veja o infográfico

Atualmente, a maioria da população mundial vive em países que enfrentam questões críticas de segurança hídrica. Lidar com problemas como a diminuição da disponibilidade de água doce, a demanda decorrente do aumento populacional, infraestrutura insuficiente ou governança inadequada da água pode afetar a facilidade com que a população de um país pode acessar a água. A combinação de vários fatores rapidamente transforma problemas com a segurança hídrica em uma realidade vivida.

Um recente Relatório Global de Segurança Hídrica da Universidade das Nações Unidas avaliou a segurança hídrica de diferentes países ao redor do mundo.

Níveis de segurança hídrica por país

A segurança hídrica continua sendo uma preocupação em todo o mundo, mas é especialmente grave em regiões como o Oriente Médio e a África, onde 13 dos 23 países na categoria “criticamente inseguros” estão localizados.

No total, 113 países são considerados inseguros em relação à água, incluindo os dois mais populosos do mundo, Índia e China. Outros 24 países são considerados críticamente inseguros em relação à água, sendo os mais populosos entre eles o Paquistão e a Etiópia.

Metodologia

Este estudo avalia a segurança hídrica nos países examinando 10 diferentes componentes subjacentes, que variam desde a qualidade da água e saneamento até disponibilidade, estabilidade dos recursos e riscos relacionados ao clima.

Cada componente recebe uma pontuação de 0 a 10, sendo que a pontuação geral de segurança hídrica de uma nação é calculada a partir da soma dessas pontuações. Os níveis de segurança hídrica são atribuídos com base nas pontuações gerais:

infografico