Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

34 anos da Embrapa

<p>Comemoração será realizada hoje (25/04) em solenidade que acontece em Brasília. Na cerimônia, será entregue o prêmio Frederico de Menezes Veiga 2007.</p>

Da Redação (25/04/2007) – A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), comemora seus 34 anos em solenidade que acontece hoje (25/04), a partir das 19h30, na sede da empresa em Brasília. O evento contará com as presenças do Presidente da República em exercício, José Alencar, e do diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana.

Na cerimônia comemorativa será entregue o Prêmio Frederico de Menezes Veiga 2007. O prêmio, cujo tema deste ano é "O Brasil e a Agricultura Tropical: Liderança Mundial Movida a Conhecimento", tem por objetivo valorizar os trabalhos realizados pelas equipes de pesquisa. Os nomes escolhidos pela comissão julgadora da 29ª edição da premiação foram Cacilda Borges do Valle, da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande – MS), e Luiz Carlos Fazuoli, do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP).

As indicações são feitas por instituições como universidades e sociedades científicas, bem como pelas unidades da Embrapa e integrantes do SNPA. A premiação consiste numa peça de arte, um diploma e R$ 74.424,00 para cada um dos vencedores. O nome do prêmio é uma homenagem ao pesquisador amazonense que desenvolveu novas variedades de cana-de-açúcar e ajudou a colocar o Brasil numa posição de destaque como maior produtor mundial da cultura.

Homenageados – Duas homenagens especiais serão feitas durante a entrega do Prêmio Frederico de Menezes Veiga: ao engenheiro agrônomo Antônio Ernesto de Salvo, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por sua contribuição para a pesquisa; e a José Reis (homenagem póstuma), que completaria 100 anos em 2007, por seu trabalho como cientista e divulgador científico.

Durante o evento serão apresentadas 14 novas tecnologias, desenvolvidas pelos centros de pesquisa da Embrapa, entre cultivares de trigo, milho e soja,  sementes, inoculantes, sistemas de produção, frutas, farinha, metodologias para meio ambiente e para transporte e coleta, que serão apresentadas em uma exposição.

Como parte das comemorações dos 34 anos da Embrapa será assinado  termo de cooperação entre a Embrapa e a Fundação Nacional do Índio – Funai, com a finalidade da conservação e o uso sustentável da agrobiodiversidade nas comunidades indígenas brasileiras.

Na solenidade de aniversário, a Embrapa lembra ainda outra data importante para a agropecuária brasileira: os dez anos de vigência da Lei de Proteção de Cultivares (Lei nº 9.456/97). Os impactos decorrentes da instituição do marco legal são positivos para a pesquisa agropecuária e para o agronegócio brasileiro.

Após a solenidade, os participantes do evento, visitam a exposição comemorativa à data "10 anos de Balanço Social".