Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

74 propriedades rurais foram visitadas no RS para investigação de gripe aviária

Todas as aves mortas ou com sinais da doença foram eliminadas de acordo com os protocolos sanitários

74 propriedades rurais foram visitadas no RS para investigação de gripe aviária

A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul afirmou estar preparada para lidar com o primeiro caso de gripe aviária confirmado no estado. O Ministério da Agricultura confirmou o caso na Reserva Ecológica do Taim, localizada entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, no Sul do estado. Até o momento, 74 propriedades rurais foram visitadas na região para investigação clínica e epidemiológica, e não foram detectados casos suspeitos em aves domésticas.  O Rio Grande do Sul já realizou mais de 2.000 ações de vigilância ativa neste ano, observando cerca de 1,82 milhões de aves. Além disso, foram promovidas ações de educação sanitária para conscientizar a população sobre a doença.

Rosane Collares destacou que todas as aves mortas ou com sinais da doença foram eliminadas de acordo com os protocolos sanitários, incluindo a incineração em vala aberta e a queima das roupas usadas pelos agentes durante a coleta. Medidas de biossegurança foram reforçadas nas granjas comerciais, com restrição de acesso de pessoas não autorizadas e proteção para evitar o contato entre aves domésticas e aves silvestres.

O Rio Grande do Sul é um importante produtor de carne de frango e ovos, e o presidente executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, afirmou que não houve registros da doença na produção comercial. Ele ressaltou que as medidas de sanidade e conscientização estão sendo reforçadas em parceria com órgãos públicos e privados.