Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

REVISTA

LEIA NA SI: 14,62 milhões de cabeças

LEIA NA SI: 14,62 milhões de cabeças

Números da suinocultura alcançam marco histórico em 2023 e setor já planeja as estratégias para emplacar recorde em 2024

Por_ Camila Santos e Gabriela Salazar

Dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no terceiro trimestre de 2023, o abate de suínos alcançou um marco histórico, totalizando 14,62 milhões de cabeças. Esse valor representa um aumento de 0,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior e um acréscimo de 2,9% em relação ao trimestre precedente. Bernardo Viscardi, supervisor das Pesquisas Trimestrais do IBGE, ressalta que, mesmo após uma diminuição no trimestre anterior, o número de suínos abatidos tem apresentado crescimento constante.

O referido incremento pode ser atribuído à crescente aceitação desse tipo de proteína entre os consumidores brasileiros, impulsionada pela disponibilidade de cortes e embutidos de preparo prático, bem como pela sua relativa acessibilidade financeira em comparação com a carne de bovinos. Vale destacar que as exportações também registraram um novo recorde, mesmo diante da redução nas demandas por parte da China, principal destino das exportações de carne. Outros países, como as Filipinas, o Vietnã e o México, têm contribuído para esse êxito, importando significativas quantidades desse tipo de proteína do Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), os números oficiais de abate, referentes aos nove meses até setembro deste ano, revelam um cenário de relativa estabilidade no setor de suínos do país. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o abate de suínos registrou um discreto aumento de menos de 0,87% em cabeças e 1,93% em toneladas de carcaças. Esses dados indicam uma desaceleração no ritmo de crescimento, após dois anos em que a produção acumulou um notável aumento de quase 20%.

Leia mais.