Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Alta dos insumos afetam preços do frango na America Latina

 Apenas Brasil e Argentina têm insumos suficientes para fornecer e exportar.

Alta dos insumos afetam preços do frango na America Latina

Durante 2020, o setor avícola latino-americano se destacou no setor agroalimentar por ter conseguido o fornecimento de carne de frango à população em meio à crise devido à pandemia covid-19. Agora a região enfrenta a alta dos preços das matérias-primas, fator determinante para a produção e estabilização de seu preço.

“Um país será cem por cento autossuficiente quando produzir para seu próprio consumo, mas também quando as matérias-primas forem produzidas por ele; e somos poucos nesse navio no mundo ”, disse Luis Eduardo Valle Coello, diretor da Associação Latino-Americana de Aves (ALA).

Produtos como milho e soja registraram aumento de preços de até 70% no ano passado, devido à crescente demanda da China após sua reabertura econômica. Este contexto internacional deixa as fazendas latino-americanas em desvantagem, pois os estoques e suprimentos de matérias-primas estão em níveis históricos. Apenas Brasil e Argentina têm o suficiente para fornecer e exportar.

“(Estoques) vão se recuperar nos próximos 18 a 24 meses, protegidos por boa produtividade. Chame-o, alcance níveis ótimos de quantidade de toneladas por hectare ”, disse o chefe da ALA, entidade que reúne os principais sindicatos do setor avícola da região.

CUSTO DE COMMODITIES

De acordo com o monitoramento de preços no mercado internacional realizado pelo Banco Mundial (BM), o custo médio de commodities como a soja foi de US $ 407 por tonelada métrica (MT) em 2020, o que representa um aumento de 110,6% em relação a 2019 e 103,3% em relação ao custo em 2018.

O preço foi reduzido em US $ 15 no trimestre abril-junho, de US $ 378 / MT para US $ 363 / MT. O relaxamento das quarentenas em nível global permitiu que ultrapassasse em muito esse valor, encerrando 2020 acima de US $ 490 / MT e encerrando janeiro de 2021 em uma média de US $ 511 / MT.

O milho, cereal de cujo total das importações globais a América Latina concentra 25% e que se destina principalmente à alimentação de aves, manteve o crescimento de seu custo médio em 2020 relativamente estável em relação aos anos anteriores, mas registrou aumento de 116% na comparação com o quarto trimestre. o primeiro do ano passado, conforme coletado pelo Banco Mundial.

Em 2020, o milho totalizou um custo médio de US $ 164,50 / MT, registrando seu maior aumento trimestral no período outubro-dezembro, de US $ 192 / MT, uma recuperação de US $ 45,70 em relação ao período julho-setembro e US $ 24,40 a mais do que os preços estabelecidos no primeiro trimestre, quando a tonelada custava US $ 167,60. Em janeiro de 2021, os preços estavam acima de US $ 230 / MT.

“Embora as matérias-primas tenham aumentado, em nenhum lugar do mundo elas foram transferidas para o consumidor final”, disse Valle Coello, que classificou como um “apocalipse” o estado de incerteza dos comerciantes latino-americanos frente à volatilidade do mercado. e o tempo que cada país levará para obter produções locais eficientes.

Na República Dominicana, o custo de um quintal de soja aumentou 287,5%, quando seu custo aumentou para US $ 20 neste ano, após ter permanecido em US $ 7 em 2020; Enquanto o custo do quintal de milho apresentou um aumento relativo de 62,5%, passando de US $ 8 em 2020 para US $ 13 em 2021, segundo o que foi recentemente declarado a elDinero pelo diretor executivo da Dominican Poultry Association (ADA) , Gregory Mars.

São necessários 10 quintais para chegar a uma tonelada, então se em 2020 você precisava, em média, US $ 80 para comprar uma tonelada de milho e US $ 70 para comprar uma tonelada de soja, agora US $ 130 e US $ 270 devem ser investidos adquirir a mesma quantia, respectivamente.

Isso representa um custo adicional significativo para os produtores de aves dominicanos, que dependem inteiramente das importações. Somente no caso do milho, grão que se destina à ração de frangos em 70%, o país importou 1.520.196 MT no ano comercial 2018-2019, cifra que ultrapassa em muito os 45.000 a 50.000 MT produzidos localmente e que supera a capacidade de reserva , que é de 120.000 TM, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA-FAS).

PREÇOS DO FRANGO NA AMÉRICA LATINA
Assim como na República Dominicana, outros países da América Latina registraram alta especulação nos preços do frango, tanto para os produtores quanto para os consumidores. Este fator ocorreu devido à incerteza quanto à oferta e demanda.

Nos primeiros meses da pandemia, houve um excesso de oferta que colocou o setor em apuros, devido à redução da demanda no setor de turismo, mas com o aumento da matéria-prima que afeta também a produção de carne bovina e suína. mais inclinado ao frango, que é mais barato, nos últimos meses de 2020.

Para Valle Coello, essa especulação já era esperada, devido aos desafios colocados pela pandemia para a cadeia produtiva, a importância do produto na cesta básica regional e os contextos particulares de cada país, por isso uma comparação de preços No âmbito regional, deve ser feito com cautela, obedecendo ao consenso de cada sindicato na contribuição dos dados e da legislação de cada nação.

Para fazer uma aproximação, o  elDinero  acompanhou os preços médios que o frango mantém no varejo nacional com outros países da América Latina, da segunda semana de janeiro à primeira semana de fevereiro de 2021, nos quais se observa uma tendência mista de preços.

O custo do quilo de frango na República Dominicana foi de RD $ 67, principalmente nos supermercados de Santo Domingo, enquanto no Peru há uma tendência de queda, com redução equivalente a RD $ 11,56 em cada quilo do máximo atingido RD $ 65,16 durante a segunda semana de janeiro.

Como maior produtor de carne de frango e matéria-prima da região, o Brasil tem o custo equivalente mais barato por quilo da lista, cerca de RD $ 29. O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada daquele país (Cepea) indicou que o frango mantém trajetória ascendente desde novembro, competindo com a carne bovina e suína.