Bem-estar animal

Avicultores argentinos estão preocupados com lei de rotulagem dos ovos

Projeto busca promover hábitos de produção e consumo sustentáveis ??que contribuam para o fortalecimento do bem-estar animal nos processos de produção de ovos.

Avicultores argentinos estão preocupados com lei de rotulagem dos ovos

A Lei de Rotulagem de Ovos apresentada pelo deputado nacional José Luis Ramón , em aliança com entidades ambientalistas e usuários e consumidores, foi seriamente contestada na produção avícola, especialmente pela Câmara Argentina de Produtores e Industrializadores de Aves (Capia).

Ramón, legislador de Mendoza e presidente da Unidade de Desenvolvimento Federal Interbloco, admitiu que “ao longo dos anos, depois de ter o galinheiro nos fundos da casa, a produção de ovos de galinha foi mutando, tornando-se cada vez mais uma produção industrializada. Isso tem como consequência no bem-estar do animal para a produção de ovos”.

“Verificamos que os ovos chegavam ao consumidor manchados com fezes de animais e isso aconteceu porque na industrialização dessa atividade comercial, a galinha passou a ter a galinha trancada em gaiolas ao longo de sua vida útil. Nesse confinamento, vimos coisas aberrantes para otimizar o espaço e na capacidade de dar comida e limpar os excrementos. Lá, por conta do bem-estar animal e da qualidade dos ovos, nasceu a proposta legislativa ”, explicou o deputado nacional, que garantiu que a iniciativa foi elaborada em conjunto com a ONG internacional Animal Synergy e a Associação de Usuários e Consumidores (Accuc).

Os objetivos centrais do projeto são “promover hábitos de produção e consumo sustentáveis ??que contribuam para o reforço do bem-estar animal nos processos de produção de ovos e, ao mesmo tempo, garantam o acesso a informações verdadeiras por parte dos consumidores”. Segundo o legislador, propõe-se “mais uma forma de a Argentina avançar para formas de produção e comercialização mais amigáveis ??aos animais, em um contexto global de transformação para a proteção do meio ambiente”.

Por fim, o deputado disse que também se propõe uma atualização do Código Alimentar argentino, enquanto a Animal Synergy afirma em seus relatórios que atualmente no país existem mais de 40 milhões de frangos que vivem “em péssimas condições, sem poder andar ou estender suas asas e sofrendo de problemas ósseos crônicos ”.

Resposta da Capia

Javier Prida , chefe da Capia, explica que “o projeto desperta muita preocupação no setor produtivo. Concordamos que devemos ver como informamos ao consumidor que tipo de ovo ele consome. Mas o método e o caminho que se escolheu para o fazer não são os mais saudáveis, por vários factores, mas destacamos dois: a máquina fotográfica não foi consultada, pois somos a parte mais importante dela. Será difícil aplicar conceitos que conhecemos apenas por meio de afirmações. Essas declarações são onerosas e 95% não se ajustam à realidade ”da produção avícola.

Prida afirmou ainda que “não há evidências suficientes” tanto para o legislador nacional quanto para as entidades privadas que promovem a norma, em especial a Sinergia Animal, os argumentos expressos são feitos sob “um preconceito” de grupos ambientalistas e “realmente é difícil ser capaz de dialogar ”sobre a questão levantada.

O presidente da CAPIA explicou que a indústria avícola “é fiscalizada pelo Senasa, que segue as normas promovidas pela Organização Mundial de Saúde Animal, que é muito exigente e a Argentina as cumpre. Hoje 85% dos ovos produzidos são feitos em gaiolas, e quando falamos em superlotação, isso é mentira e também quando falamos que os animais estão sendo maltratados ”.

O gerente industrial também comentou que o ovo obtido em gaiola tem “maior pegada hídrica e de carbono. Além disso, deve-se levar em conta o prejuízo econômico que isso causaria ao consumidor. Na França, um ovo de gaiola, que quase não se produz, são poucos, tem um custo de 4 euros a dúzia, enquanto um ovo grátis vale de 6 a 8 euros a dúzia ”.

Por isso, Prida se perguntava o que fazer com o consumidor para viabilizar essa nova regulamentação: “a moda vem da Europa ou dos Estados Unidos, de países ricos que instalam modas para seus habitantes de maior poder aquisitivo do que na Argentina. Na Europa, eles conseguem fazer frente a essa despesa com um salário médio de 2.400 euros, enquanto na América Latina é de 470 dólares. Promover esse tipo de projeto é uma chatice ”.