Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Covid-19

Bolívia usa caminhão de frango refrigerado para distribuir vacinas contra o coronavírus

O colapso de um veículo médico obrigou o governo a solicitar ajuda local para distribuir a vacina russa Sputnik V

Bolívia usa caminhão de frango refrigerado para distribuir vacinas contra o coronavírus

Uma cidade boliviana passou a usar um caminhão refrigerado de frangos para manter as vacinas Covid-19 resfriadas, um reflexo de como a pandemia está esgotando os recursos nos países em desenvolvimento que buscam aumentar a produção com infraestrutura limitada.

As doses da vacina que chegaram ao centro da cidade de Trinidad foram transferidas do avião para um caminhão com a imagem de uma galinha de desenho animado na lateral , que normalmente é usada para entregar aves depois que um veículo do serviço de saúde quebra.

“Ontem houve danos a um veículo que (o serviço de saúde) a SEDES providenciou para transportar as vacinas e eles tiveram que fazer um apelo emergencial a uma empresa que também tem caminhões com câmaras frigoríficas”, disse Jorge Richter, porta-voz do governo. “Quando recebermos as vacinas do plano Covax, também teremos que solicitar os serviços de muitas outras empresas porque serão cerca de 200 caixas de vacinas”, acrescentou.

A Bolívia acumulou 10.687 mortes e 225.910 casos positivos desde março de 2020. O país está experimentando um aumento significativo nas infecções, embora tenha recebido recentemente um lote de doses da vacina russa Sputnik V para iniciar seu programa de inoculação.

Ela também espera receber seu primeiro milhão de doses de vacina por meio do programa Covax liderado conjuntamente pela Organização Mundial da Saúde no final deste mês.

Moradores da cidade observaram com interesse a chegada do caminhão de frangos e colocaram nele a bandeira boliviana na saída do aeroporto. “Parece algo que as autoridades do departamento não planejaram”, disse Edmundo Gaston, um cidadão de Trinidad.