Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe Aviária

Caso de gripe aviária em Minnesota, nos EUA, é confirmado

Identificado em uma criação de perus durante testes de rotina, vírus H5 tem baixo potencial de causar a doença e não representa risco para humanos

Caso de gripe aviária em Minnesota, nos EUA, é confirmado

O Conselho de Saúde Animal do Estado americano de Minnesota informou ontem (23/11) que identificou um foco de gripe aviária de baixa patogenicidade (LPAI, na sigla em inglês) do tipo H5 em uma criação comercial de perus no condado de Kandiyohi. A confirmação veio após testes de laboratórios realizados pelo Departamento de Agricultura dos país (USDA).

O órgão estadual localizou a doença durante testes de rotina em criações da região. “Testar as aves antes de irem ao mercado é o protocolo padrão em Minnesota porque, com isso, é possível verificar se as aves comercializadas estão saudáveis. E, se alguma doença for detectada, podemos segurar o lote e trabalhar rapidamente com os produtores para iniciar o tratamento ”, disse, em nota, Beth Thompson, veterinária do conselho.

A instituição informou ainda que os animais estão em quarentena desde segunda-feira. Eles seguirão sob observação, assim como criações que estejam dentro de um raio de 10 quilômetros.

Segundo o órgão, o tipo H5 da gripe aviária não representa risco para a população e não há preocupação com a segurança alimentar dos consumidores. “Esse não é o mesmo vírus que foi a causa do surto de influenza aviária altamente patogênica (HPAI) em 2015”, reforçou o conselho, em nota.