Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Consumo

Alerta que pode faltar ovos frescos para março

Setor alerta que se a situação de aumento dos custos de produção não for revertida, faltarão ovos em março próximo

Alerta que pode faltar ovos frescos para março

Há vários meses o setor avícola trabalha com prejuízo porque o aumento de 5,5% autorizado no início do ano passado não é suficiente para cobrir seus custos. Nesse sentido, eles alertam que no próximo mês de março podem faltar ovos frescos nas gôndolas.

Segundo dados do setor, cerca de um milhão e meio de galinhas entram em produção por mês, mas saem cerca de dois milhões e quatrocentas mil, ou seja, a cada 30 dias cerca de 800.000 poedeiras desaparecem do circuito produtivo.

As perdas da atividade vêm em ascensão vertiginosa, que se esta situação persistir, avisam que a eliminação de lotes produtivos será enorme, com uma rachadura na produção para o próximo março-abril: “Cada 4000/5000 aves a menos em produção perderão um emprego, de modo que pelo menos 200 empregos seriam perdidos para cada milhão de aves “, alertou a avicultura em carta enviada ao ministro do Desenvolvimento Produtivo, Matías Kulfas.

Outro fato alarmante é a importação de ovo em pó que ocorreu no ano passado, onde 37% do volume total exportado foi reimportado. “A ameaça é latente para a importação de ovos frescos do Brasil, que tem uma política agressiva e sufocante com os concorrentes e que por alguns meses não se importam de vender barato, o mercado fica ressentido e acaba fazendo desaparecer os produtores locais ”, disse à LA NACION Javier Prida, presidente da Câmara Argentina dos Produtores de Aves (Capia).

“Já se passaram mais de seis meses desde que alertamos a equipe do Ministério do Comércio Interno sobre o problema, mas eles nunca nos chamaram para encontrar soluções”, acrescentou.

Nesse contexto, Capia enviou carta ao Governo alertando sobre a situação. Na nota dirigida ao Ministro Matías Kulfas, o setor o informou que o preço que os produtores recebem pela venda aos supermercados em muitos casos é semelhante ao recebido em outubro-novembro de 2019.

Para o setor, os aumentos nos custos de produção são visíveis: “Milho, 104,12%; soja, 111,07%; frete 62,5%; mão de obra, 38,13%; câmbio com 40,63% e embalagem, 56,96%”.

De acordo com Prida, que participa da Mesa Intersetorial do Milho, a ração balanceada que é dada às galinhas tem impacto de 55 a 60% no custo de uma dúzia de ovos.

No ano passado, dos 1.030 avicultores que existiam, hoje restam apenas 945. “Muitos produtores decidiram fechar, mas outros querem continuar lutando. Me dói que haja cada vez menos produtores. E é o meninos, a família economiza que eles têm entre 20 a 40 mil frangos que estão desaparecendo. Uma concentração de negócios está sendo feita”, disse.

Entre as soluções, Capia sugeriu que seja o Estado que se esforce e que com esse excedente no preço internacional dos grãos subsidie os processadores e aditivos de valor.

Para a entidade, outra solução para melhorar a situação dos produtores seria fixar preços máximos na fazenda e preços máximos nas gôndolas, onde receberiam um aumento de aproximadamente 30%, distribuindo as margens de lucro entre produtor e supermercado, sem impactar o consumidor.

“Mas se os produtores pudessem liberar os preços dos produtos premium, isso compensaria e obteria um aumento médio de 25% nos produtos”, disse Prida.

“Uma boa política é o Estado permitir que você estabeleça um preço que cubra o custo produtivo”, acrescentou ele e explicou que com o bordo de $ 184 mais IVA na fazenda e na gôndola a $ 300 final ou a dúzia de a fazenda a $ 74 a granel (sem os contêineres) e em uma gôndola a $ 140 seria o correto. “Intermediários e supermercados marcam quase 100%”, lamentou.

Por fim, solicitaram o fechamento da entrada de ovo em pó do exterior, a eliminação da tarifa de 4,5% sobre a exportação de ovos com casca e a redução da alíquota do IVA em vigor no mesmo nível da carne e do leite, 10,5%.