Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tv Gessulli

DESTAQUES - Seguros rurais para aves e suínos e PIB agro a 9% em 2020

Um resumo das principais notícias dos portais Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial

DESTAQUES - Seguros rurais para aves e suínos e PIB agro a 9% em 2020

Novos seguros rurais de aves e suínos serão avaliados em videoconferência. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que realizará nesta sexta-feira, às 15h, uma videoconferência do projeto Monitor do Seguro Rural, dedicada ao seguro rural das atividades de avicultura e suinocultura. O objetivo é avaliar e propor aperfeiçoamentos nos produtos e serviços ofertados pelas seguradoras, que estudam a criação de seguros para essas atividades com coberturas mais aderentes às necessidades dos produtores. Saiba como participar, em nossos portais.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estima crescimento de 3% para o Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio em 2021 e de 4,2% para o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP, índice de frequência anual, calculado com base na produção agrícola municipal e nos preços recebidos pelos produtores). Segundo a CNA, 102,9 mil postos de trabalho foram gerados no setor, que deverá fechar 2020 com crescimento de 9% no PIB e de 17,4% no VBP. A entidade, que apresentou nesta terça-feira (1º), em meio virtual, balanço e perspectiva do setor para 2020 e 2021, a previsão é de equilíbrio da oferta e da demanda com uma produção maior para a maioria dos alimentos em 2021.

A cooperativa Castrolanda completou 69 anos na última segunda-feira (30) e divulgou que espera faturar recorde de R$ 4 bi em 2020. Faltando um mês para o fim do ano, o montante já supera o faturamento de 2019 – de R$ 3,5 bilhões – em 14,28%. A celebração dos 69 anos remonta a chegada dos primeiros grupos de imigrantes holandeses que vieram ao país e deram início ao desenvolvimento da Cooperativa no Estado do Paraná.

A China anunciou que retomaria as importações de carne suína do frigorífico da BRF em Lajeado (RS) a partir desta segunda-feira. A planta estava com as exportações ao país asiático suspensas desde 4 de julho. Agora, no total, quatro plantas brasileiras, de diferentes companhias, continuam suspensas.

A pandemia da Covid-19 atingiu em cheio a indústria avícola da Argentina. O setor esperava exportar até 300 mil toneladas de carne de frango neste ano, mas agora as projeções mais otimistas calculam o embarque de 245 mil toneladas. Com isso, muita proteína foi direcionada ao mercado interno e derrubou valor do frango.

Enquanto isso, o Senasa do Peru habilitou temporariamente os estabelecimentos espanhóis interessados em exportar carne suína, até abril de 2021.