Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui Online 24H/7D

Congresso de Zootecnia de Precisão debate os impactos da inteligência artificial dentro das cadeias de produção animal

Com programação definida, as discussões abrangem inclusive avanços tecnológicos aplicados na produção de vacina humana com o uso de ovos férteis; o congresso abre as atividades oficiais da AveSui no dia 13 de abril, em sua plataforma digital

Congresso de Zootecnia de Precisão debate os impactos da inteligência artificial dentro das cadeias de produção animal

A programação do 5º Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão já está totalmente definida, com a participação de especialistas de renome nas palestras e discussões. Com foco em inteligência artificial, o congresso irá debater aspectos transformadores desta tecnologia no âmbito da produção animal, reforçando ainda aspectos ligados ao conceito de Saúde Única (One Health), que trabalha a interface entre saúde humana, saúde animal e meio ambiente. “A inteligência artificial é uma área de estudos não só da produção animal, mas de todas as áreas de conhecimento. No agronegócio, esta tecnologia tem ocasionado grandes revoluções envolvendo a produção de alimentos associada a redução de perdas, acurácia de processos produtivos e, principalmente, uma ferramenta de tomada de decisão”, aponta Iran José Oliveira da Silva, do Nupea-/Esalq-USP, e coordenador do Congresso.

Neste ano, as discussões do Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão serão feitas de forma virtual, dentro da plataforma digital da feira de negócios AveSui América Latina Online 24H/7D, no dia 13 abril. O objetivo é que as palestras tragam as diferentes nuances da utilidade e aplicação da inteligência artificial na cadeia de produção animal, desde a transformação digital dentro das empresas até o campo e a mesa do consumidor. Entre os temas está o uso desta tecnologia em inseminação artificial, no controle bacteriano, além de robótica e realidade aumentada em sistemas produtivos. A programação terá ainda uma palestra voltada ao uso da inteligência artificial na produção de ovos férteis destinados à fabricação de vacinas humanas e para animais. “Quando discutimos inteligência artificial na produção animal, temos que pensar sempre no conceito de bem-estar animal e no de Saúde Única; frente a situação pandêmica que vivemos, este é um tema muito importante, e no congresso queremos demonstrar como a produção animal pode ser parceira na melhoria de qualidade de vida das pessoas”, comenta Oliveira da Silva.

O Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão já está em sua quinta edição, sempre debatendo aspectos de inovação tecnológica e seus impactos sobre a cadeia produtiva de proteína animal. A decisão de focar especificamente na inteligência artificial neste ano é por ser esta uma tecnologia que irá cada vez mais estar presente em todas as atividades humanas. “Acreditamos que a zootecnia de precisão está diretamente atrelada a esta tecnologia disruptiva; a inteligência artificial será responsável por grandes transformações na sociedade, e a produção animal precisa acompanhar e discutir este movimento”, afirma o coordenador do congresso.

 

AVESUI AMÉRICA LATINA ONLINE

A AveSui América Latina Online 24H/7D acontece neste ano em uma plataforma digital entre os dias 13 e 15 de abril, com acesso gratuito à área de feira. Para isto, basta fazer o credenciamento antecipado no site do evento. Os valores para participação no 5º Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão e no 19º Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos estão já estão disponíveis, assim como suas programações. A edição deste ano da AveSui América Latina Online 24H/7D tem o patrocínio da certificadora NSF.