Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

América Latina

Colômbia: preço do frango e dos ovos disparou em Antioquia

Segundo Fenavi, a recuperação de toda a cadeia produtiva vai demorar entre 17 e 18 meses

Colômbia: preço do frango e dos ovos disparou em Antioquia

Nos últimos dias, os moradores do departamento de Antioquia manifestaram preocupação com o aumento do preço dos ovos e do frango , dois dos produtos básicos da cesta básica, e que o dinheiro não chega para comprá-los. Segundo as autoridades, essa variação nos custos é consequência dos prejuízos econômicos ocorridos com a greve nacional no país.

“Ele não aguenta mais comer ovo ou frango porque é muito caro , terá que ser o arroz só com a água porque até para comprar os molhos e verduras são caros”, disse Norberto Restrepo, um transeunte de Medellín , para Blu Radio.

Da mesma forma, os administradores dos negócios de alimentos , como Doralba Ríos, garantiram à rádio que também viram a necessidade de elevar os valores: “A situação tem sido muito complicada porque temos bons clientes, tivemos que aumentar os preços e por causa disso, os clientes nos deixam por causa do alto custo ”. O frango, em comparação com a carne bovina, por exemplo, é mais acessível para os colombianos devido à sua economia.

QUAL É A CAUSA DESTA VARIAÇÃO?

Rodolfo Correa Vargas, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Antioquia , explicou que durante os dias de manifestações, que duraram mais de dois meses, morreram cerca de 12 milhões de galinhas poedeiras , de modo que a oferta no departamento diminuiu significativamente.

“O aumento dos produtos de aves se deve ao aumento da taxa representativa do mercado , falando do dólar em relação ao peso colombiano, que impacta diretamente no aumento dos preços dos insumos. Esta situação atinge especificamente os Antioqueños, já que os ovos são um alimento essencial na dieta alimentar ” , disse o responsável, que acrescentou que os acréscimos no valor final rondam os 13% .

Além dos frangos perdidos durante a greve, que, segundo ela, representam 20% do inventário avícola nacional , não há escassez de produtos: “É importante esclarecer que a Colômbia depende 85% do abastecimento de ração animal de países como como Estados Unidos, Brasil e Canadá . E isso, claro, quando o dólar sobe muito, o preço sobe, mas não falta ”.

O presidente da Federação Nacional dos Avicultores (Fenavi) , Gonzalo Moreno, afirmou que as consequências das marchas também se refletem nos 120 milhões de aves que não foram alimentadas corretamente; Além disso, indicou que a estabilização dos preços pode ser adiada: “[A indústria] vai se recuperar em cerca de 17 ou 18 meses , assim que for reconstruída toda a cadeia que sofreu com a greve nacional”.

No entanto, ao contrário do que as autoridades referiram, o gestor considera que as variações do mercado não estão directamente relacionadas com o aumento do dólar, mas mais com o crescimento das matérias-primas . O produto que teria aumentado seus preços devido à variação da moeda citada é o milho .

O Atacado Central de Antioquia analisou as mudanças no mercado e indicou que o ovo teve um aumento de 13% para 43% devido à baixa oferta de milho importado. Uma bandeja de ovos AA, que em média era vendida por cerca de 10.000 pesos , agora pode valer 12.500 . Enquanto isso, os quilos de carne de frango estariam tendo um acréscimo de 2.000 pesos , o que custaria cerca de 10 mil e 11 mil.