Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

México

No México, peru, frango e frios chegam ao Natal com aumento de preços

O Conselho Mexicano de Carne estima que nesta temporada de dezembro haverá uma queda no consumo de peru, devido ao aumento nos preços da ave

No México, peru, frango e frios chegam ao Natal com aumento de preços

O aumento nos preços do frete, dos grãos para ração animal, entre outros insumos, provocam uma alta nos preços das carnes que têm acumulado até dois dígitos, disse o presidente do Conselho Mexicano da Carne (Comecarne), Ernesto Hermosillo Seyffert.

O problema é que esse ambiente que provoca aumentos de preços pode ser mantido pelo menos em meados de 2022.

Por exemplo, agora que o Natal se aproxima e o consumo de perus está aumentando, os preços de importação da carne dessa ave registraram um aumento de 20,8% em relação ao ano passado, segundo dados da Comecarne.

No caso do frango há acréscimos de 25%, percentuais que não se viam desde 2014, o mesmo acontece com os frios que estão em alta por conta dos insumos também aumentarem, de modo que o presunto registrou um aumento de entre 15% a 20%.

Os preços jogam contra o consumo da carne, porque quanto mais sobem, menor é o consumo.

Portanto, com o aumento do preço do peru, pode haver uma redução no consumo dessa ave para a temporada de dezembro, que registra anualmente níveis estáveis ??de demanda.

Com a temporada de dezembro, o consumo mensal de peru aumenta em 27% em dezembro, ou seja, as importações, que são de 12,8 mil toneladas por mês, aumentam em 3,3 mil toneladas, para chegar a 16 mil toneladas, aproximadamente.

Em 2021, o preço médio do quilo de peru importado teve um crescimento de 20,8%, de 40,95 pesos passou para 49,97 pesos por quilo, com os maiores aumentos do peru do Chile que subiram 53,5%, já que em média foi importado em 2020 a 51,17 pesos por quilo e em 2021 subiu para 78,53 pesos por quilo.

Tudo isso com o aumento dos preços dos grãos, como o milho, os fretes subiram até 300%, passando de US $ 4,5 mil para cerca de US $ 18 mil.

Hermosillo lembrou que em 2020 o consumo de carnes caiu 0,1%, com queda de 0,1% na carne bovina, -2,6% na carne suína e -2,1% nos frios. Em contrapartida, a carne de frango registrou alta de 1,6%.