Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Estados Unidos é maior exportador de frango para Cuba

As exportações de produtos agrícolas, dos Estados Unidos a Cuba, aumentaram 41,7% em janeiro de 2021 em relação ao mesmo período de 2020

Estados Unidos é maior exportador de frango para Cuba

As exportações dos Estados Unidos de alimentos e produtos agrícolas a Cuba em janeiro de 2021 aumentaram 41,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo estatísticas do Conselho Econômico e Comercial EUA-Cuba publicadas pelo jornal digital 14ymedio.

Os principais produtos comprados pelo governo cubano dos Estados Unidos foram carne de frango, soja, polpa de madeira e arroz. Os Estados Unidos são o maior fornecedor de frango a Cuba, “dados que o governo cubano nunca publica, que costuma usar o bloqueio para justificar a crise econômica e a escassez de abastecimento no país”, disse 14ymedio.

Essas exportações, em janeiro, representaram pouco mais de US$ 19 milhões, ante US$ 13,5 milhões em 2020.

“Desde setembro de 2019, Cuba não importava dos Estados Unidos tanta carne de frango por mês quanto em janeiro de 2021. Nesse mês houve um aumento de 50,5% em toneladas e 21,7% em valor, em relação a dezembro de 2020”, afirmou  o economista cubano Pedro Monreal, no Twitter.

Ao longo de 2020, Cuba comprou 163 milhões de dólares em alimentos de empresas norte-americanas, cifra bem inferior aos quase 258 milhões de dólares de 2019, indicou recentemente o Conselho.

Os novos números apresentados pela agência preveem uma retomada do comércio entre os dois países com a chegada de um novo inquilino à Casa Branca, disse 14ymedio.