Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Argentina

Genômica: associação rural argentina trabalhará com um laboratório dos EUA para prestar serviços aos criadores

O laboratório norte-americano Neogen fornecerá serviços de genômica para associações locais de criadores de gado

Genômica: associação rural argentina trabalhará com um laboratório dos EUA para prestar serviços aos criadores

A Sociedad Rural Argentina (SRA), por meio de sua área de genética aplicada, acaba de firmar convênio com o laboratório americano Neogen, com o objetivo de prestar serviços de genômica para associações locais de criadores de gado. Em diálogo com a LA NACION, a chefe do laboratório, Marcela Martínez, explicou os detalhes da obra que se inicia e destacou a sua importância para a produção.

“Há vários meses estávamos em negociações com a Neogen para concluir o fechamento de um acordo que nos permitisse trabalhar juntos”, disse o especialista. “Até agora, toda a organização tem estado excelente, mas ainda não começamos o envio de amostras e nem o recebimento dos resultados”, acrescentou.

Martínez destacou a importância de a Neogen ter uma sede na Argentina, pois facilita não só a coleta de amostras, mas também os procedimentos de embarque para o exterior, o que é uma limitação quando se trata de trabalhar com laboratórios de outros países.

“Fazemos a parte do recebimento das amostras e seu acondicionamento. Ou seja, cuidamos do recebimento das solicitações, prestando os serviços que os criadores precisam e respondendo às suas dúvidas. Uma vez lá, encaminhamos as amostras para a Neogen e, após um razoável vez, eles nos enviam o perfil genético de cada animal que foi incluído ”, explicou.

Depois de prontas, as informações chegam às associações locais, que fazem o que se chama de teste genômico. “Eles consistem na estimativa da conformação ou dos traços de saúde a partir das informações genéticas de cada animal, o que permite que decisões antecipadas sejam tomadas e selecionadas aos poucos meses de idade, mantendo assim aquelas que apresentariam melhor desempenho” .

O grande avanço da genômica é que ela economiza tempo, principalmente na pecuária. Segundo Martínez, se o mesmo procedimento fosse realizado por meio de uma medição empírica tradicional, seria necessário esperar entre 5 e 7 anos para obter uma precisão adequada que permita tomar uma decisão reprodutiva confiável.

“Em uma medição empírica, por outro lado, uma vez que o animal possui descendentes, eles são pesados. Dessa forma, é controlado para que seus valores sirvam e assim avaliamos a informação transmitida pelo pai, que determina um valor para aquele animal, cuja precisão dependerá, por sua vez, do número de parentes que foram medidos ”, disse.

Por outro lado, além de fornecer genômica, o especialista indicou que esses sistemas também permitem avaliar outros dados, como doenças que são transmitidas de forma hereditária entre animais. “É algo que as associações começaram a pedir há muito tempo, para que os rebanhos com os quais trabalham fiquem livres dessas doenças”, disse.

Genotipagem bruta
Martínez também destacou a importância da “genotipagem bruta” no acordo firmado com a Neogen. “Essa é a informação que o laboratório norte-americano obtém lendo a genética do animal, e que depois é enviada diretamente ao país para ser interpretada localmente por alguns geneticistas argentinos pertencentes às associações”, explicou.

“É algo muito diferente de eles entregarem o produto acabado, com o valor já avaliado, que de qualquer forma pode servir como se fosse uma foto, mas aí não pode ser atualizado”, alertou. E acrescentou: “O que costuma acontecer é que um laboratório estrangeiro faz suas próprias avaliações com animais do local onde se encontra, e essas correlações geralmente não são muito precisas porque não levam em conta as populações locais”.

“A genotipagem crua é fundamental, já que tendo essa informação não interpretada, ela pode ser reavaliada ano após ano, conforme o banco de dados se expande. Não é um produto que eles te dão já acabado, mas sim permite interpretar aqui, com tudo isso isso significa “, concluiu Martínez.