Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Crescimento

Em 2050, a produção agrícola no México crescerá 62%

Num exercício de prevenção, o Grupo Consultor de Mercados Agrícolas lançou uma série de projeções para a produção agrícola, nas quais avançou que no mundo este indicador aumentará 36%, porém no México estabelecerá uma taxa positiva para crescer 62%

Em 2050, a produção agrícola no México crescerá 62%

Segundo estimativas do Grupo Consultor de Mercados Agrícolas (GCMA), até 2050 a produção agrícola do México aumentará 62%, cifra que indica que o país terá, no futuro, segurança nesta área.

Fernando Cruz Morales, consultor associado da entidade, explicou que este crescimento vai mesmo ultrapassar a estimativa para a população nacional, que se prevê ser da ordem dos 26% nas próximas três décadas.

Explicou que o aumento do número de habitantes do país será acompanhado por uma melhor situação econômica, maior poder aquisitivo e maior demanda por alimentos de qualidade, o que representa o desafio de gerar bens que atendam a essa qualidade.

Ele esclareceu que, para a indústria, isso significa que não será suficiente produzir, mas fornecer bens agroalimentares de alto valor nutricional, saudáveis, seguros e disponíveis em todos os momentos através da adoção de novas tecnologias e investimento em pesquisa.

Juan Carlos Anaya , diretor geral da GCMA, lembrou que de 1994 a 2021, a produção de alimentos no México cresceu 84%, enquanto a densidade populacional aumentou mais de 40%, o que demonstra sua resiliência e prosperidade.

Explicou que vários fatores têm causado mudanças importantes para o setor agroalimentar mundial, como a crise climática e as pandemias (peste suína africana e Covid-19), além das guerras comerciais.O diretor do órgão consultivo concluiu que os diferentes segmentos da indústria estão adotando novos modelos de produção, baseados na sustentabilidade , novos acordos comerciais, políticas públicas e inovação, tendências que continuarão a ditar o futuro do setor.