Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

México lança aplicativo para notificar doenças exóticas

Ferramenta contribui para as medidas que visam impedir a entrada e a disseminação de doenças animais no país

México lança aplicativo para notificar doenças exóticas

O aplicativo AVISE está disponível para dispositivos Android e a versão iOS será lançada em breve.Com objetivo de fortalecer medidas para proteger a saúde da produção pecuária nacional, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do México disponibilizou aos produtores o aplicativo para dispositivos móveis AVISE, que facilita a notificação de sintomas em animais que podem significar presença de doenças exóticas em uma fazenda ou unidade produtiva.

O aplicativo se soma às medidas operadas pelo Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (Senasica) para impedir a entrada e disseminação de doenças exóticas, ou seja, elas não estão presentes no país, podendo afetar a produção de aves, gado, porcos, ovelhas, cabras, cavalos, leporídeos, abelhas e peixes.

Dessa forma, a Agricultura traz aos agricultores um mecanismo de alerta ágil e eficiente para aumentar o número de notificações, uma vez que, de acordo com o Sistema Nacional de Informação para Doenças Exóticas e Emergentes (SINEXE), apenas nos últimos 10 anos Eles receberam 1.260 notificações de doenças de suínos, uma média de 10,5 alertas por mês em um país que possui um rebanho de mais de 17,8 milhões de cabeças.

Com notificação oportuna, doenças exóticas como a peste suína africana (PPA), encefalopatia espongiforme bovina (doença da vaca louca), febre aftosa, febre suína clássica e gripe, entre outras, podem ser rapidamente prevenidas e controladas.

O procedimento para enviar notificações pelo aplicativo é simples, o produtor deve se registrar no sistema para que a equipe técnica possa se comunicar com ele e acompanhar o caso.

Depois que o aplicativo gera um nome de usuário e senha, o produtor pode exibir um menu interativo com desenhos das espécies que estão habilitadas para relatar.

Quando uma opção é selecionada, o desenho será sombreado, permitindo ao usuário relatar os sintomas da doença e anexar até cinco fotografias por notificação.

Por exemplo, no caso de doenças suínas, o aplicativo fornece como opções sintomáticas: alta mortalidade; bolhas; vesículas no focinho, mamilos ou pernas; que eles estão machucados; com febre e decomposição em feridas de animais vivos.

Posteriormente, com a ajuda do software de localização do equipamento, o aplicativo gerará o ponto geográfico a partir do qual a notificação foi enviada para que os veterinários da Comissão México-Estados Unidos para a Prevenção da Febre Aftosa e outras Doenças Animais Exóticas (CPA) do Senasica vão checar os animais.

Finalmente, o sistema gera um fólio para o usuário, fornece um número de telefone para que ele possa se comunicar em caso de dúvida e o convida a estar atento à chamada da equipe técnica da Senasica para acompanhar sua reclamação.

O aplicativo AVISE está disponível para dispositivos Android e a versão iOS será lançada em breve.