Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Ministro dominicano atribui a morte de aves à falta de vacinação

Em comunicado, o ministro indicou que o surgimento de um surto na província de Espaillat se deve à doença de Newcastle

Ministro dominicano atribui a morte de aves à falta de vacinação

O ministro da Agricultura da República Dominicana, Osmar Benítez, disse na terça-feira que a morte de milhares de frangos de corte e galinhas poediras em áreas do centro de Cibao não se deve a um surto de gripe aviária, como relataram alguns avicultores, mas à falta de monitorar o programa de vacinação.

Em comunicado, o ministro indicou que o surgimento de um surto na província de Espaillat se deve à doença de Newcastle, uma infecção viral contagiosa presente no país desde 1960.

Benítez explicou que a gripe aviária e Newcastle são endêmicas e causam perda de apetite em galinhas e, em casos muito extremos, a morte do animal.

“No início de 2008, o surto de gripe aviária foi declarado e a República Dominicana foi declarada livre da doença, até que novos casos ao longo dos anos tenham sido detectados, nenhum dos quais poderia reduzir a produção”, afirmou.

Benítez disse que os casos encontrados são devidos a alguns produtores que param de vacinar ou não cumprem os protocolos estabelecidos pela Diretoria Geral de Pecuária.

Ele também apontou que o país atende à demanda de produção de frango, a principal proteína animal da cesta básica, com uma produção de mais de 600 mil frangos por dia, cerca de 18 milhões de aves por mês e com capacidade para produzir até 25 milhões.

Ele disse que, graças a essa estabilidade, a situação atual não deve afetar o preço de venda e que, com o apoio do governo e do setor nacional de aves, é buscada uma solução para a situação atual.

Benítez pediu aos produtores que não parassem de aplicar o protocolo internacional de vacinação estabelecido para a produção de frango, que começa no segundo dia de nascimento, depois aos 14 dias e, em alguns casos, aos 21 dias.

No caso das poedeiras, ele disse que existem mais de 7 milhões de criadores no país e que apenas 20.000 foram perdidos devido ao surto.