Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bem-estar

Argentina tem primeira granja certificada como produção orgânica

A atividade é cumprida regulamentada sob as regras e controles do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (SENASA)

Argentina tem primeira granja certificada como produção orgânica

A Cocorokeen é a primeira fazenda de frangos orgânicos certificados na Argentina e está comprometida com uma nova variante de criação e alimentação, cuidando do bem-estar animal e da sustentabilidade ambiental.

Para a fazenda, o melhor alimento para o consumidor é aquele que sabe de onde vem. Os galinheiros respeitam todos os controles de saúde e bem-estar animal. Além disso os animais tem têm acesso ao exterior, garantindo que o animal esteja livre de doenças, lesões físicas e dor.

Quando se deslocam livremente no alojamento, sem competir entre si por comida e água. Eles não sofrem ferimentos ou dores devido a manuseio inadequado. Os frangos são abatidos aos 84 dias e são livres de estresse.

Os animais têm uma dieta balanceada, são alimentados com grãos orgânicos certificados, não geneticamente modificados, livres de agroquímicos.

O eixo do sistema de produção orgânica sustentável promove o cuidado ambiental, fortalecendo a biodiversidade e a atividade biótica do solo.

São utilizados métodos que minimizam a poluição do ar, do solo e da água. Os produtos orgânicos garantem segurança, possuem maior quantidade de antioxidantes (até 40% a mais dependendo do produto) e metabólitos secundários e são rastreáveis, entre outras características.

Eles devem ser certificados, porque é assim que o consumidor garante que eles sejam controlados durante todo o processo, desde a produção primária até o processamento e a comercialização e, dessa forma, sua qualidade específica é garantida.

O principal mercado internacional está nos Estados Unidos, enquanto existem 2,9 milhões de produtores no mundo, dos quais 17% estão na América Latina.

As culturas mais representativas: cereais (4,1 milhões de hectares), forragens (2,8), oleaginosas (1,3) e legumes e têxteis (0,5). As culturas perenes mais importantes são café, azeitona e nozes.