DESTAQUES - Julho encerra com preços em queda nos insumos e carnes
Semanalmente os portais Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial resumem as principais notícias do setor
Começando pelos insumos, os dados divulgados essa semana pelo Cepea mostram que tanto o milho quanto a soja registraram recuo no mês de julho. No caso do milho a pressão sobre os valores é reflexo do avanço da colheita, que já tem aumentado a disponibilidade do cereal. Já a soja boa parte da safra 2018/19 foi comercializada e os compradores demonstram interesse nas aquisições, mas encontram vendedores retraídos.
E ao longo de julho, as cotações da carne de frango recuaram, devido à menor liquidez, uma vez que as férias escolares e as temperaturas mais baixas diminuem a procura. Além disso, a retração do consumo, típica de final de mês, também tem influenciado o movimento de queda nas cotações.
E o preço do suíno também registrou queda no mês de julho. Segundo o Cepea o movimento de queda está associado à menor procura por parte da indústria. Diante dos casos de Peste Suína Africana (PSA), registrados principalmente na Ásia, as plantas frigoríficas brasileiras exportadoras ampliaram com força as compras do animal nos últimos meses.
O Mapa disponibilizou para consulta pública o projeto de Instrução Normativa que visa estabelecer regras sobre o recolhimento, transporte, processamento e destinação de animais mortos e resíduos da produção pecuária. Os Interessados em opinar sobre o tema podem enviar sugestões tecnicamente fundamentadas pelo Sistema de Monitoramento de Atos Normativos até 29 de agosto. As regras e o link para a consultas estão nos nossos sites.
E na semana passada aconteceu a AveSui, maior feira de proteína animal da America Latina. Este ano a feira superou as expectativas e gerou cerca de 900 milhões de negócios. A edição 2019 foi 40% maior do que a de 2018 e reuniu mais de 150 expositores, 16 mil visitantes, mais de quarenta palestras técnicas e a novidade este ano foi o Digital Farming, que reuniu startups do setor. A cobertura completa você confere em nossos portais.
Assuntos do Momento

Abatedouro móvel é solução para reduzir abates clandestinos e impulsionar pequenos negócios
País tem 6 abatedouros móveis em funcionamento; normativa federal específica impede maior disseminação da tecnologia

Milho e soja começam o ano com altas pelo país, aponta Cepea
O bom ritmo das exportações em dezembro e os preços elevados nos portos impulsionaram as cotações


Avicultores da Republica Dominicana sofrem com alta dos insumos
Em um ano os preços do milho e da soja aumentaram 41,4% e 40,8%, respectivamente

Preços do frango caem e dos insumos sobem, aponta Cepea
De acordo com analistas, janeiro vem se caracterizando como um mês desfavorável ao avicultor

Aurora investe R$ 19 mi no conforto dos trabalhadores do frigorífico de aves de Erechim
Os investimentos estão concentrados em novo restaurante industrial, áreas de descanso e de apoio

Um basta na especulação - por Ricardo Santin
Em plena crise pandêmica, com perda do poder de compra da população, quem produz proteína animal se depara com altas de até 80% nos preços do milho e de 50% no farelo de soja