Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Pulorose na avicultura: Sintomas e tratamento

A pulorose, também conhecida como diarréia, é causada pela bactéria Salmonellapullorum, acomete os pintinhos e às vezes os animais adultos.

Pulorose na avicultura: Sintomas e tratamento

A pulorose, também conhecida como diarréia, é causada pela bactéria Salmonellapullorum, acomete os pintinhos e às vezes os animais adultos. É uma doença que apresenta alta taxa de mortalidade, e por isso deve ser considerada de grande risco, uma vez que traz prejuízos significativos para a produção.

VEJA AINDA: Saiba tudo sobre a pulorose; doença pode trazer grandes prejuízos 

 

A contaminação pela pulorose ocorre principalmente pelos animais portadores, através dos ovos ou incubadoras contaminadas com a bactéria.

Os sintomas da doença são: tristeza, dificuldade de respirar e penas arrepiadas. Os pintinhos acometidos se amontoam, pois sentem muito frio, apresentam asas caídas, cabeça pesada, sonolência e falta de apetite. Também são observadas as fezes esbranquiçadas ao redor da cloaca, crescimento retardado; artrite nos joelhos. Já as aves adultas não apresentam sintomas externos visíveis, e dessa forma é mais difícil detectar a doença.

Detectados os sintomas o tratamento é feito com a orientação veterinária, é indicado tratamento à base de antibióticos. Porém, a melhor maneira de combater a doença continua sendo a prevenção, que pode ser feita através dos testes rotineiros das matrizes para se estabelecer um lote livre da infecção; higiene e desinfecção dos galinheiros; manter lotes da mesma idade, principalmente durante as primeiras semanas de vida; eliminação das aves portadoras da doença (matrizes e pintinhos), os quais devem ser queimados e enterrados.

Quer acompanhar o que acontece na avicultura e na suinocultura?

Siga-nos no Facebook:

https://www,facebook.com/aviculturaindustrial

https://www.facebook.com/suinoculturaindustrial

Acompanhe nosso Linkedin:

https://www.linkedin.com/company/gessulliagribusiness

Precisa de algum serviço ou produto?

Pesquise no Guia Gessulli:

https://www.guiagessulli.com.br/